junho 03, 2013

Isto é que vai um verão...

As alterações climáticas têm sido tão acentuadas que as pessoas andam todas surpreendidas com o que se está a passar. Tem havido mais frio que calor e, mal aparecem alguns dias de calor, logo novo aviso surge informando de que a temperatura via descer. Desta vez já está anunciado um abaixamento de 10 graus a partir de quarta-feira.
Houve muita chuva por largos períodos. Houve geada e frio de fazer tremer o queixo. Em resumo, tivemos já situações extremas decorridos que foram 24 horas. 

Só como exemplo, em Oleiros, as videiras já estavam com folhas e pequenos cachos em formação e uma daquelas geadas negras "vindimou" quase tudo. Com as árvores em flor passou-se praticamente a mesma situação. Mas, curiosamente, há pessoas, como eu, que tenho árvores da mesma espécie que foram atingidas diferentemente. Enquanto algumas ficaram completamente negras, outras nem uma folha se queimou. Algumas bem perto umas das outras, mas enfim, é o drama dos agricultores desta terra.
Quinze dias depois da geada, choveu granizo em Oleiros e do forte que destruiu culturas e flores. As minhas roseiras ficaram todas furadas nas folhas e, consequente, estão a secar. 

Mas este alternar de situações climatéricas levaram as pessoas, logo que apanharam dois ou três dias de sol, a fazer as suas sementeiras de batatas, milho e outras, mas agora, já afirmam: "nunca mais chove para fazer nascer as coisas nas hortas".

O mundo está a mudar... afirmam vários amigos, mas Deus a natureza é que manda. Pois sim, mas e nós? Nós todos...não temos contribuído para que este nosso planeta Terra fique sucessivamente com melhores condições para sobreviver no futuro. Um vizinho meu irrita-me mesmo quando afirma: "Oh quem cá ficar que se lixe". 


Sem comentários:

Enviar um comentário