abril 29, 2013

Oleiros - Aprovado Plano Operacional Municipal Contra Incêndios

Após a aprovação no início do presente ano do Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios (PMDFCI) de Oleiros, com uma vigência de 5 anos, foi agora aprovado, no passado dia 18 de abril, também por unanimidade e em sede de Comissão DFCI, o Plano Operacional Municipal (POM) para 2013. Este documento elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, visa a preparação e planificação anual de todas as operações envolvidas na defesa da floresta contra incêndios durante o período crítico.

Na ocasião, para além da apresentação e aprovação do documento, teve ainda lugar o briefing semanal do Centro de Coordenação Operacional Distrital (CCOD), pelo seu comandante Rui Esteves. Seguiram-se as intervenções dos responsáveis distritais pelos três pilares do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O 1.º Pilar, o da Prevenção Estrutural, foi apresentado pelo Eng. Joaquim Proença, do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas), seguindo-se a intervenção do Major Brito da GNR, com o 2.º Pilar do Sistema, o da Prevenção Operacional. Finalmente, o 3.º Pilar, relativo ao Combate, esteve a cargo do Comandante Rui Esteves, da ANPC.

Esta reunião revelou-se muito produtiva, havendo espaço para o debate de ideias entre todos os presentes. No final, concluiu-se que “sem prevenção haverá sempre incêndios florestais” e que “é na união e perfeita coordenação entre as entidades DFCI envolvidas, através de um ataque célere e eficaz, que se poderá colmatar a problemática dos incêndios florestais (…) só assim se consegue evitar que uma simples ocorrência se converta num incêndio de grandes proporções”.- Município

Sem comentários:

Enviar um comentário