outubro 15, 2012

PS GANHA AS ELEIÇÕES DOS AÇORES COM MAIORIA ABSOLUTA


O PS  e Vasco Cordeiro ganharam, por maioria absoluta, as eleições dos Açores.com 50% dos votos ( 52.793 votos) a que correspondem 31 deputados regionais num Parlamento que é composto por 57 lugares.
Vasco Cordeiro considerou que o resultado é uma «grande vitória», que marca um «novo ciclo» político na região, depois de fazer uma referência ao ainda presidente do Governo Regional açoriano, Carlos César, que todos sabemos marcou um período de governador de responsabilidade, dialogante, serenidade e que muitos até o indicam como provável candidato para Presidente da República.
Na sua declaração de vitória, que a considerou como uma "saborosa vitória," o eleito indicou os grandes desafios para a sua governação:

«Reafirmo que os desafios são a criação de emprego, o apoio às famílias e empresas, a defesa dos idosos e a ajuda aos setores mais fragilizados, mantendo esse grande ativo que é a gestão rigorosa e equilibrada das finanças públicas», lê-se na TVI24.

A demarcação estratégica da candidata do PSD, Berta Cabral, relativamente a Passos Coelho (talvez sugerida no interior do partido), acabou por não resultar e a própria assumiu a sua derrota mas Passos Coelho, enquanto Presidente do partido, também assumiu a derrota nestas eleições. Os eleitores votaram somente 30% neste partido. Mas... mas não foi Passos que disse "que se lixem as eleições"?

O CDS perdeu 2 (ficou só com 3) deputados e Paulo Portas assumiu a derrota dado que se empenhou diretamente na campanha.

A CDU também reconheceu a derrota. O Bloco perdeu um deputado ficando somente só com um.

Em resumo:
PS - 31 eleitos
PSD - 20
CDS-PP - 3
BE - 1 (com mais votos que o PCP/PEV)
PCP/PEV - 1
PPM - 1

Sem eleitos ficam os partidos MPT, PDA, PPM-PND, PCPT/MRPP, PAN e PTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário