outubro 08, 2012

Liga de Bombeiros condecorou o Presidente da Câmara de Oleiros


Ontem, dia 7 de outubro, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros festejaram mais um aniversário mas, desta vez, para além das promoções e distinções dos seus elementos, uma homenagem diferente e de profundo significado foi feita. É que, depois da direção da Associação e Comando ter proposto Liga Nacional dos Bombeiros a atribuição do crachá de ouro ao sr. Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, esta, em reunião do Conselho Consultivo deliberou, por unanimidade e aclamação atribuir a José Santos Marques esta condecoração que raramente é atribuída.
Na cerimónia, em nome da Liga e especialmente do seu Presidente Jaime Carlos Marta Soares - também Presidente da Câmara Municipal de Poiares - esteve Gil Marques, Vice-Presidente, o qual fez uma intervenção  cheia de elogios e de reconhecimento ao homenageado, pela forma especial como sempre acarinhou e ajudou os Bombeiros sendo um exemplo quer a nível Distrital quer a nível nacional.
Colocado o crachá ao peito usou da palavra o homenageado que  emocionadamente para afirmar "é uma enorme honra receber este crachá de ouro mas isto aumenta ainda mais a minha responsabilidade". Felicitou os BVO pelo seu 64º aniversário e rasgou imensos elogios a todos quantos pertencem a esta Associação e a todos os que passaram por esta casa tendo consciência de que ficaram enobrecidos por terem pertencido
a esta casa onde se assumem valores importantes para a vida e prestam-se serviço importantes para a vida dos outros. "Esta Associação muito tem feito pelo concelho" - adiantou.
Oleiros tem muito respeito pelos seus soldados da paz, sente orgulho neles porque são homens e mulheres com dedicação, formação e pessoas com raça. José Santos Marques diria mesmo que eles são "anjos de vida que se entregam aos outros".
Após uma pequena pausa passou-se à benção da moderna viatura (que já esteve exposta na Feira do Pinhal) e que completou um frota que, assim, está pronta para combater melhor incêndios nos meios urbanos. 
O sr. Cónego Martinho, chegou e depois dos respetivos cumprimentos, passou à cerimónia em si, fazendo sentir que "não se benze uma viatura enquanto viatura, mas benze-se para que todos quantos a utilizem e a população e meios que da sua ação beneficiarem estejam sempre protegidos por Deus". E os bombeiros em muitas das situações bem merecem a proteção divina. 
A madrinha da viatura foi a Engenheira Raquel da Câmara Municipal, que descerrou a pequena placa pertencente à nova viatura e fez jorrar o champanhe contra o veículo. 
É nestas cerimónias que se verificam várias promoções, distinções e, por isso, são atribuídas medalhas e divisas de acordo com a situação. A cerimónia foi bonita, bem organizada e sempre com o Comandante a controlar todas as situações, bem coadjuvado pelos outro elementos da Direção do Comando.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário