outubro 18, 2012

14 de Novembro vai ser dia de greve Ibérica

CONVULSÃO SOCIAL

Foto da manifestação
em Espanha (Madrid)

Grécia, Portugal e Espanha e também a Itália e outros Estados Europeus têm vindo a viver muita contestação quanto às medidas de austeridade.  Ontem foram os alunos do Superior a manifestarem-se em muitas cidades espanholas e os sindicatos espanhóis marcaram para dia 14 do próximo mês uma greve geral. Ora tendo em conta que em Portugal a greve já está marcada só pela CGTP. Isto significa que o dia 14 vai haver "greve Ibérica". O pior é que sindicatos de outros países pensam já seguir o mesmo exemplo e pode ser o caos.
Já exprimi aqui a minha opinião que sou contra as greves nos momentos em que estamos numa situação de emergência. Mas respeito fielmente os direitos de todos porque são constitucionais e também já a fiz noutros momentos. 
Só como exemplo, o greve duradoura nos portos ajudou os trabalhadores ou a economia portuguesa?. Claro que não. Foram muitos e muitos produtos que se deteoraram, segundo foi noticiado e as mercadorias que não saíram ou deram entrada?
Não sou também dos que alinham numa guerra cerrada às instituições democráticas: Presidente da República, Governo, Assembleia da República quanto aos seus direitos e existência. Posições dessas são muito perigosas e pode-se entrar numa espiral de extremismo e acontecer o pior. Mas discordar das medidas que tomam é também um direito meu e de todos os portugueses e temos, felizmente, liberdade para o utilizar.
foto de "A Bola"

Sem comentários:

Enviar um comentário