outubro 19, 2012

Afinal a criança não almoço por falta de 73 cêntimos?

POR VEZES É IMPOSSÍVEL NÃO NOS REVOLTARMOS

O problema da criança  (de 5 anos senhores!) que foi impedida de almoçar juntamente com as outras crianças na sua escola, segundo a sua mãe, a dívida era só de 73 cêntimos segundo afirmações que fez ao Correio da Manhã. Esta mãe trabalha das 09h00 às 17h00 e quando a contactaram para ir buscar a filha eram 11h30 hora impossível dela a ir buscar.Disse que, no dia seguinte pediu a uma colega para ir buscar a menina e ir lá pagar a dívida.
"A mãe confirma que a criança não almoçou com os colegas e que apenas comeu uma sandes. «É humilhante porque os colegas foram almoçar ao refeitório e ela ficou na sala a comer uma sandes».
Ora é verdade que se tem de pagar para se poder almoçar, mas, muitas vezes, é quase impossível pagar em certas escolas dado o horário estipulado para o fazerem. Eu sei que o Ministro da Educação mandou a Inspeção entrar em ação e saber toda a verdade, mas nada, nada mesmo justifica que se trate assim uma criança desta idade.


Nestes tempos que correm em que muitas das autarquias dedicam atenção muito especial para a fome encoberta que existe nas escolas; agora que os professores acompanham estas situações muito de perto e ainda há quem seja tão insensível? Se havia dívidas há meios para resolverem a questão mas NUNCA vexar a criança e dar-lhe somente uma sandes para o almoço,.
Não Srº Diretora, se as dívidas para com a escola são assim tão substantivas o que é que fizeram até agora junto da autarquia ou outras entidades. Recorde-se que a menina está incluída no escalão B é porque lhe foram reconhecidas algumas necessidades ao nível do seio familiar.
Não posso sequer aceitar um comentar que li à notícia "Acho mt bem, não paga não come".
Também não posso dizer que esta situação dos encarregados da educação não pagarem as refeições não seja um problema para as escolas, porque o é. Mas é por isso que admiro o Presidente da Câmara Municipal da minha terra (Oleiros). Aqui, na educação e neste tipo de situações estou certíssimo que não aconteceriam, porque a Autarquia leva muito a sério estas situações.

Nota: o sinal é da minha autoria
 

Sem comentários:

Enviar um comentário