novembro 21, 2011

Na Sertã lançamento de livro sobre Padre Manuel Antunes

Apresentação da obra e baptismo
da biblioteca


No passado dia 12 de Novembro, Sábado, decorreu na Casa da Cultura da Sertã o lançamento do livro “Um pedagogo da democracia: retratos e memórias sobre o Padre Manuel Antunes, sj.” e da “Obra Completa do Padre Manuel Antunes”.
A cerimónia contou com as presenças de Annabela Rita (directora Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras de Lisboa), Miguel Real (escritor e director da revista “Letras com Vida”), José Eduardo Franco (coordenador da obra apresentada) e José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.


Para José Farinha Nunes, “o reconhecimento geral e unânime da obra, vida e pensamento do Padre Manuel Antunes, fazem desta figura nacional de origem beirã, uma das personalidades mais respeitadas no Portugal do século XX”. Sobre o Padre Manuel Antunes, o autarca acrescenta tratar-se de um “conciliador nato, Homem de enorme valor espiritual e conhecedor como poucos de ciência política e relações internacionais”.
Após a apresentação da obra do Padre Manuel Antunes, o público presente rumou à Biblioteca Municipal da Sertã para assistir ao seu baptismo como Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. Sobre este baptismo, José farinha Nunes caracteriza-o como um acto de esperança no futuro: trata-se de “um sinal que damos às futuras gerações para que invistam na sua formação”.
O Padre Manuel Antunes nasceu na Sertã, em 1918. Licenciou-se em Filosofia e em Teologia, tendo leccionado História da Literatura Grega e de História da Literatura Latina. Em 1957, a convite de Vitorino Nemésio, lecciona História da Cultura Clássica, de Civilização Romana e História da Filosofia Antiga na Faculdade de Letras de Lisboa. Nesta mesma faculdade, obtém, em 1981, o Grau Doutor Honoris Causa. Foi autor de várias publicações literárias, de onde se destacam “Educação e Sociedade”, “Ao encontro da palavra: ensaios de crítica literária”, “Occasionália : homens e ideias de ontem e de hoje” e “Repensar Portugal”.
Em 2005, ano em que se comemoraram vinte anos sobre o seu desaparecimento (1985), o Município da Sertã inaugurou um monumento de homenagem ao Padre Manuel Antunes, situado na Alameda da Carvalha, Sertã. No ano seguinte, 2006, o Município da Sertã publicou a terceira edição da obra “Repensar Portugal”.
In. website CMS

Sem comentários:

Enviar um comentário