novembro 07, 2011

Homenagem ao Padre Manuel Antunes na C.C.Sertã


O Padre Manuel Antunes, jesuíta e ilustre pedagogo,  foi ontem homenageado em Lisboa, na Casa da Comarca da Sertã (CCS). O jantar de homenagem contou com a presença de diversos amigos,  antigos alunos e admiradores do Padre Manuel Antunes e da sua obra, entre sócios da CCS e família, sendo o Município da Sertã representado pela Vereadora Claudia André.
Na ocasião foi apresentada a "Obra Completa do Padre Manuel Antunes", editada em 14 volumes pela Fundação Calouste Gulbenkian, cuja coordenação geral esteve a cargo do Doutor José Eduardo Franco, Presidente da Direcção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.
Usaram da palavra o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o Prof. Doutor Manuel José do Carmo Ferreira (Presidente da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa), o Prof. Doutor Raul Miguel Rosado Fernandes e o Padre António Vaz Pinto, Director da revista Brotéria.
A iniciativa foi abrilhantada pela participação da banda de música de investigação “Ai Deus e u é”, do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, composta por Florentino Franco na guitarra, Luiz Eduardo Oliveira na guitarra e voz, Ana Catarina Rocha na voz e melódica, Marta Marecos Duarte no adufe, sintetizador e voz, com participação especial de Susana Alves, na voz.

Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leccionou, o Padre Manuel Antunes nasceu na Sertã a 3 de Novembro de 1918 e faleceu a 18 de Janeiro de 1985, em Lisboa. No 20° aniversário da sua morte realizou-se um Congresso Internacional subordinado ao tema Padre Manuel Antunes: Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia, tendo a Casa da Comarca da Sertã participado activamente na sua organização.
O Jantar, com produtos regionais, foi servido pela Santos & Marçal, empresa de referência da Zona do Pinhal e sócia colectiva da CCS.
- Texto do Presidente da CCS
Para eventuais esclarecimentos adicionais, agradecemos contacto através do 912501697.

Sem comentários:

Enviar um comentário