novembro 26, 2011

Proença - Crianças plantaram 100 árvores

A iniciativa assinalou Dia da Floresta Autóctone
e contou com o envolvimento do grupo Mota-Engil

Uma centena de árvores – 50 sobreiros e 50 azinheiras – acabou de preencher um terreno municipal que já em Abril tinha começado a ser florestado com a participação das escolas. Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o grupo Mota-Engil, o Centro Ciência Viva da Floresta, a Associação de Produtores Florestais e o Município de Proença-a-Nova convidaram os alunos dos 3º e 4º anos das escolas do concelho a plantar uma árvore. O nome de cada aluno, num cartão identificativo, permitirá que no futuro acompanhem o seu crescimento.


Recordando a iniciativa de Abril, no âmbito do movimento “Plantar Portugal”, muitas crianças visitaram as árvores apadrinhadas nessa altura – pinheiros, sobreiros e medronheiros. Desta vez ouviram dos técnicos do Centro Ciência Viva explicações sobre novas espécies, apesar das dificuldades na altura de as identificar: “A tua árvore tem folhas assim com pontas? Então é uma azinheira como a minha”.

À semelhança do que tem feito noutras concessões, a Mota-Engil iniciou com esta iniciativa uma participação com a população local a que será dada continuidade, no âmbito da construção do lanço do IC8 que conclui a ligação à A23. “No futuro pensamos promover outras acções”, explica José Fundo. Partindo da estimativa de que cada árvore terá 20 anos em estado adulto, será agora feito um cálculo do sequestro de carbono conseguido com a plantação de hoje.
Quanto à construção do IC8, entre as Moitas e Perdigão, Alexandre Bernardo (director de Produção da Mota-Engil) e Vítor Pais (ACE) asseguram que a obra decorre “dentro do calendário previsto”, sendo visível o ritmo de trabalhos no terreno. O novo troço tem uma extensão total de 16,2 quilómetros.
- Município 

Sem comentários:

Enviar um comentário