novembro 26, 2011

Benfica vence Sporting num jogo empolgante por 1-0

O Benfica cortou a série de vitórias que
o Sporting vinha conseguindo.
Um jogo entre rivais onde todos 
mereceram as palmas que receberam


O derby Benfica-Sporting, disputado hoje (26/11) no estádio da Luz, decorreu num momento em que as equipas jogam, quanto a mim, o melhor futebol da Liga. Na primeira parte o Benfica conseguiu ser mais forte mas contou sempre com um Sporting a jogar também de forma a poder evitar o golo. Até ao momento que conseguiu, evidentemente,  porque ele aconteceu num lance de bola parada (canto) e Javi Garcia de cabeça a colocar o esférico no fundo das redes. Na segunda parte, aos 62 minutos, Cardozo é expulso por lhe ser mostrado o segundo amarelo.  A partir daí, a disciplina estratégica dos treinadores foi cumprida "à risca" pelos jogadores. Jesus teve sempre um meio campo onde Pablo Aimar encontrava espaço quando todos os outros não conseguiam. Mas Domingos Paciência colocou uma forte aposta também no meio campo. Bastante disputado, com intenso ritmo e o futebol era de derby, bonito, de duas equipas, como disse, em muito bom momento.

O Sporting, depois do Benfica ficar reduzido a 10, não conseguiu furar a muralha defensiva dos encarnados. E, quando conseguiram, Artur, defendia tudo, apenas um pouco desleixado em ir apanhar uma bola que ele julgava ir fora, correndo ao longo da linha, mas o jogador sportinguista conseguiu correr e evitar que o esférico saísse, mas tudo acabou em bem para o Benfica.
Nos últimos 15 minutos os leões  centravam e voltavam a centrar, mas contaram sempre com a resposta adequada dos jogadores da Luz. O 1-0, com 4 minutos de prolongamento estavam a enervar uma mole humana que enchia o estádio da Luz. Apoio não faltou às equipas, mais aos da casa, mas os apoiantes do Sporting não regatearam apoio à sua equipa. Estão de bem com Domingos Paciência e a equipa. Perderam, mas foi no maior derby português. 

Num jogo destes, não se pode afirmar que houve grandes "casos" a apontar. Uma ou outra dureza, mas nada que não estejamos habituados a ver em todos os campos do mundo. Quanto à saída de Cardozo (levou o segundo amarelo por protestar batendo com as mãos no chão) pareceu-me algo exagerada a punição, mas isso, eu, atribuo à inexperiência do árbitro em apitar derbys  - era o seu primeiro - mas este goleador do Benfica é reincidente em situações destas. Protesta  muito mas sem ser com atitudes agressivas. Mas tem de pensar que esse comportamento põe em risco a sua equipa. 
Mas, é bem possível que estas duas equipas se voltem a encontrar na Taça e, se tal não acontecer, ainda antes do verão lá estarão em Alvalade.

Luisão acabou por não jogar, mas Jardel cumpriu. Witsel voltou a mostrar ser jogador muito acima da média. Elias, e Carriço, jogadores sportinguistas tudo tentaram.
Paciência: "o futebol assim é bonito de se ver".

Incidente: Pelo que se viu pela televisão, houve pessoas ,com bilhete,que esperaram 40 minutos para entrar e ver o resto do jogo. Não deveria ter acontecido, porque os nervos aumentam nestes casos e acabou por se criar ali uma situação que levou algumas deles  a ficaram feridos. Todos sabemos que tudo o que é feito à entrada pela polícia e elementos de segurança é para garantir a segurança de todos os espetadores e equipas, mas que estas situações têm de ser mais bem pensadas e resolvidas, lá isso têm. 

Sem comentários:

Enviar um comentário