outubro 31, 2011

Sertã vai homenagear Eugénia Lima com gala de acordeão

No próximo dia 12 de Novembro, Sábado, a Casa da Cultura da Sertã será palco de uma Gala de Acordeão que homenageia a acordeonista Eugénia Lima.
Nascida em Castelo Branco em 1926, iniciou a sua carreira aos 4 anos no Teatro Vaz Preto em Castelo Branco.
A “Gala Eugénia Lima” pretende homenagear a consagrada acordeonista Eugénia Lima e promover o acordeão, instrumento típico da Música Popular Portuguesa. A Gala contará com actuações individuais e em conjunto de Nelson Conceição, Catarina Brilha, José Cláudio, Duo “Acordeões em Sintonia” composto por Nélson Marto e Leonel Rodrigues, assim como da própria homenageada, Eugénia Lima.
Ao longo da sua carreira, Eugénia Lima fez vários espectáculos, quer em Portugal, quer no estrangeiro, passando ainda pela televisão. Diplomada com o Curso Superior de Acordeão (categoria de professora) pelo Conservatório de Acordeão de Paris, fundou a Orquestra Típica Albicastrense, possui inúmeros discos gravados e compõe temas para vários artistas consagrados.
Foi agraciada com diversos prémios e distinções, a destacar o “Óscar da Imprensa” (1962), “Dama da Ordem Militar de Santiago da Espada” (1980), Diploma Honorífico atribuído pela União Nacional dos Acordeonistas de França (1984), “Mérito Cultural” (1986) e “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique” (1995).

A “Gala Eugénia Lima” está agendada para o dia 12 de Novembro na Casa da Cultura da Sertã, a partir das 21 horas. A entrada é livre.
- De: site do município

Sem comentários:

Enviar um comentário