outubro 21, 2011

Em Proença-a-Nova, Oficina promoveu uso de plantas aromáticas

Uma boa maneira de substituir o sal na comida, que se usa e abusa para mal dos nossos coração, o Município de Proença levou a cabo uma sessão com o chefe Rui Lopes foi organizada em parceria pelo Centro Ciência Viva e projecto Bioaromas


Para assinalar o dia da alimentação, o Centro Ciência Viva da Floresta e o projecto Bioaromas organizaram a IIª oficina “A Utilização das Plantas Aromáticas e Medicinais na Alimentação”, que
contou com a presença do Chefe Rui Lopes. Foi uma oportunidade para conhecer e experimentar uma culinária de qualidade, que utiliza as ervas aromáticas e medicinais na melhoria organolética dos alimentos e como preventivo de problemas de saúde.
Das entradas às sobremesas foram utilizadas diversas ervas, como as maravilhas, erva príncipe, hortelã menta, alecrim, alfazema, lúcia-lima, erva cidreira, perpétua roxa e carqueja, entre outras. Sensibilizar e promover a utilização deste tipo de plantas na alimentação foi o grande objectivo desta oficina. A qualidade dos produtos, aliada à qualidade na confecção e na apresentação dos pratos, foi a tónica deste encontro. Para entrada foram servidos bolinhos de marmelo com sultanas e erva doce, seguidos de rolinhos de cabra com couscous e hortelã, sardinhas revoltadas com broa e orégãos, peito de frango com farinheira e castanhas, perfumado com alfazema e semente de funcho e uma jeropiguíssima foram alguns dos pratos que regalaram o auditório. Pode encontrar aqui o livro de receitas.
Com a sala cheia, foi uma sessão muito agradável conduzida pelo chefe Rui Lopes, apoiado pelos alunos e professores do projecto e por alguns membros do CCVFloresta. No final, o professor Eduardo Miguel agradeceu a presença de todos participantes e dos que apoiam e se empenham na organização deste evento - agrupamento de escolas, Município, Centro de Ciência Viva e convidados -, fazendo votos para que no próximo ano se repita a dose. 
- site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário