outubro 31, 2011

Informações interessantes do Município de Oleiros

Á área de comunicação da Câmara Municpal relata como decorreram já algumas das iniciativas. Fala de

- Criativa Gastronomia de Oleiros em destaque com Medronho e Castanha
- Oleiros promoveu Noite Medronha
- Oleiros na promoção da Leitura
- Peça de teatro “Sementes Mágicas: o Medronho e a Castanha”
 revela talento colectivo
- Montras da vila decoradas
- Mostra de Produtos Locais em Oleiros atrai elevado número de visitantes
- Oleiros com muito desporto na florresta
----------------------------------
1 - Criativa Gastronomia de Oleiros em destaque com Medronho e Castanha


Pelo 5.º ano consecutivo, os restaurantes do concelho de Oleiros abriram as suas portas e exibiram as mais saudáveis e imaginativas ementas, tendo como base dois emblemáticos frutos do Pinhal. A Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha é já um evento de referência que revela que em Oleiros se sabe fazer bem e com inovação.
Numa altura em que são reconhecidos os benefícios dos dois frutos para a saúde; para além do conhecimento das propriedades anti-oxidantes do medronho, enquanto fruto vermelho; esta é mais uma oportunidade para promover a afamada Gastronomia Oleirense com imaginativas receitas que fazem crescer água na boca. Assim, de 29 a 31 de Outubro, 7 restaurantes do concelho (1 em Cambas, 5 em Oleiros e 1 no Orvalho) receberam os muitos comensais, oriundos de vários pontos do país, que responderam à chamada do Município de Oleiros.



Ovos mexidos com castanhas, queijo fresco com compota de medronho, geleia de medronho, geleia de marmelo com frutos do bosque e canapés de medronho, sopa de alho francês com castanha, creme aveludado de couve-flor com castanha, sopa de feijão encarnado com castanhas, caldo de castanhas com carnes, sopa de castanhas à moda de Oleiros, sopa de legumes com castanhas, sopa à lavradora com castanhas, sopa de grão-de-bico com castanhas, filetes de linguado com molho de medronho e manjericão fresco, centros de pescada com camarão e medronho, bacalhau recheado com puré de castanha e bacon, polvo à lagareiro com castanhas, robalinhos com castanhas, bacalhau com castanhas, lulas recheadas com medronho, pato estufado com medronhos, lombo recheado com ameixa e medronhos salteados, vitela à camponesa, cabrito à antiga com castanhas e broa de milho; perna de porco assada com arroz, castanha e legumes; rojões com castanhas, lombo no tacho com castanha, vitela estufada com frutos do bosque, chanfana com castanhas, carne de porco com cebolinhas e castanhas, javali à D. Carlos com castanhas, frango do campo com medronhos salteados, chanfana com castanhas, leitão assado com castanhas fritas, lombo do açucareiro com castanhas, vitela estufada com marmelos e frutos silvestres, semi-frio de frutos silvestres e medronho, pudim de castanhas, filhó com aguardente de medronho, crepe com gelado de medronho, pudim de maracujá com medronho, gelatina de medronho, gelado de natas com medronho flamejado, pinhas recheadas com medronho, surpresa de medronho, pastéis de marmelo, salada de fruta com medronhitos, pudim de mel com castanhas, tarte de medronho e mousse de castanhas, aguardente medronheira, café com cheirinho e licor de medronho, foram só algumas das iguarias apresentadas.


2 - Oleiros promoveu Noite Medronha
Teve lugar em Oleiros, na Noite das Bruxas, mais precisamente no recinto fechado onde decorreu a Mostra de Produtos Locais integrada na V Mostra do Medronho e da Castanha, uma Noite Medronha em alusão à "Noite de Halloween" que se celebrava nessa noite. A iniciativa baseou-se numa tradição galega onde é servida a Queimada do Outro Mundo, bebida alcoólica elaborada essencialmente com aguardente de medronho queimada e açúcar. Existe um esconjuro para pronunciar aquando da sua elaboração e segundo a lenda, protege contra feitiços e mantém afastados de quem bebe os espíritos e demais seres do mal.


3 - Oleiros na promoção da Leitura
Terminou na passada semana, no dia 25 de Outubro a iniciativa da Casa da Cultura de Oleiros “Faz lá um poema”, a qual reuniu todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho em torno da Árvore da Poesia. O resultado não podia ser mais positivo, sobressaindo a criatividade e a imaginação destas crianças de tenra idade, dotadas de extraordinária sensibilidade.
Partindo de reflexões em torno de temáticas tão diversas como a alimentação, o abecedário e a pedagogia, os poemas escritos pelas crianças ficaram exibidos nos galhos da Árvore da Poesia que, ou não estivéssemos em Oleiros, se trata de um Castanheiro autóctone. Quem quiser visitar esta Árvore, poderá fazê-lo até ao dia 28 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Oleiros, onde se encontra em exposição.


Recorde-se que a actividade procurou incentivar o gosto pela leitura e pela escrita da poesia, uma preocupação desta infra-estrutura municipal que está neste momento a preparar a I Conferência de Leitura “Ler +”, a realizar em Oleiros, no auditório da Casa da Cultura, no próximo dia 27 de Novembro, pelas 15 horas.


A iniciativa destina-se a todos os professores, educadores, pais e encarregados de educação e pretende valorizar o papel da leitura para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, reconhecendo a sua grande importância no contexto escolar e extra-escolar.


4 - Peça de teatro “Sementes Mágicas: o Medronho e a Castanha” revela talento colectivo


A Casa da Cultura de Oleiros levou ao palco, hoje (dia 31 de Outubro), pelas 10 horas, no seu auditório, a peça de teatro "Sementes Mágicas: o Medronho e a Castanha", inserida no programa da V Mostra do Medronho e da Castanha. A actividade destinava-se às crianças do ensino pré-escolar do concelho e fez as delícias de todos os presentes.
no auditório municipal


Esta iniciativa revelou-se um enorme sucesso e vem assim demonstrar que "a união faz a força". Com o apoio de todos os elementos que fazem parte desta infra-estrutura municipal, revelou um trabalho de grupo cuidado aproveitando o talento colectivo que se verifica. O argumento desta peça é uma adaptação da autoria de Telma Veríssimo, estando a cenografia a cargo de Sónia Castanheira, o figurino da autoria de Helena Lopes e a representação da responsabilidade de Ana Luzia Martins.


O argumento, adaptado da história do Eng. Castro Antunes "A Aventura da Castanha e do Medronho", é da autoria de Telma Veríssimo e conta a história de um medronheiro de porte altivo e muito forte que crescia junto a um castanheiro fraquinho e delgado. As duas árvores eram muito amigas e todos os dias se cumprimentavam com um tom alegre e satisfeito. Com o passar do tempo e das estações, as árvores, diferentes em tantos aspectos, começaram a reparar que nos seus ramos cresciam pequenos frutos. No medronheiro apareceram subtilmente, alguns medronhos amarelos e no castanheiro, pequenos ouriços verdes. Tanto numa árvore como na outra, havia um fruto que se destacava dos outros. Um medronho sentia-se diferente porque não crescia ao mesmo tempo que os outros e era muito pequenino.


5 - Montras da vila decoradas
Quem veio a Oleiros durante os dias em que decorreu a V Mostra do Medronho e da Castanha, não se foi embora sem uma visita, sem pressas, pela vila. A mobilização do comércio local, no sentido de criar uma nova atracção para quem percorreu as ruas de Oleiros, mereceu uma nota especial. As decorações das montras, sempre com apontamentos de Medronho e Castanha, revelaram autênticos talentos e não deixaram ninguém indiferente a esta iniciativa do comércio local.

6 - Mostra de Produtos Locais em Oleiros atrai elevado número de visitantes
A Mostra de Produtos Locais que teve lugar em Oleiros, de 29 de Outubro a 1 de Novembro, integrada na V Mostra do Medronho e da Castanha, revelou-se um enorme sucesso, atraindo um número elevado de visitantes. Desta forma ficou uma vez mais provado que a oferta turística por aquelas paragens não se esgota nos meses de Verão. Uma nota positiva será o facto de ano após ano o número de produtos locais exibidos ir aumentando, talvez estimulados pela realização desta Mostra onde apenas os produtos gerados no concelho são apresentados ao seu melhor nível. Produtores e artesãos não podiam estar mais satisfeitos. Quem passou pela tenda onde decorria a Mostra pôde apreciar o melhor artesanato local e os mais genuínos produtos de Oleiros. Aguardente de medronho, fiação em lã de ovelha, casas em xisto, rodilhas, Broa da Isna, mel, castanhas, a mais tradicional doçaria regional, medronheiros, castanheiros, peças em linho, cerâmica e pintura decorativa, artesanato em madeira, cosméticos feitos a partir de mel, bancos de cortiça (os chamados “tropeços”)o Rali Rota do Medronho, Caipironho, geodoces, licores, compotas, geleias e doces típicos, foram só alguns dos produtos turísticos do concelho, postos em evidência no certame. Com iniciativas como esta, o Município de Oleiros pretendeu dotar a sua oferta turística de uma maior variedade de produtos de qualidade, capazes de motivar a vinda de pessoas ao concelho.


7 - Oleiros com muito desporto na floresta
Integrado na V Mostra do Medronho e da Castanha, evento promovido pelo Município de Oleiros e Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior, o dia 30 de Outubro (Domingo) esteve reservado ao desporto na floresta com a V Maratona de BTT “Rota do Medronho”, numa parceria com a Associação Pinhal Total, e com a Caminhada “Rota da Castanha”, promovida pelo Gabinete de Desporto do Município de Oleiros, iniciativas que no total reuniram cerca de 100 participantes.
A componente de animação foi uma aposta deste certame que pretendeu assim atrair fluxos turísticos ligados à componente do lazer, ao mesmo tempo que se divulgou o património natural e cultural do concelho. Os participantes, para além destas actividades de âmbito desportivo, puderam ainda participar na V Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha e na II Mostra de Produtos Locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário