outubro 26, 2011

Por cá, as coisas estão feias...

A proposta do OE (Orçamento do Estado) para 2012 está a levantar uma contínua e alargada onda de protestos e descontentamentos.
- 800 médicos com CIT (contrato individual de trabalho) ameaçam sair mesmo do SNS (Serviço Nacional de Saúde) se efetivamente vierem a serem equiparados aos funcionários públicos. Segundo Miguel Reis, do intitulado movimentos dos médicos com CIT afirmou à Lusa que em causa está um artigo da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2012, segundo o qual «os níveis retributivos, incluindo suplementos remuneratórios, dos trabalhadores com contrato de trabalho no âmbito dos estabelecimentos ou serviços do SNS com a natureza de entidade pública empresarial não podem ser superiores aos dos correspondentes trabalhadores com contrato de trabalho em funções públicas inseridos em carreiras gerais ou especiais».
-  O Sindicato dos Juízes vão para congresso e têm mostrado o seu descontentamento
- Os militares vão desfilar (oficiais, sargentos e praças) à civil não se incluindo com o desfile do dia da greve geral
- O país vai para a greve geral e possivelmente os desfiles atingirão números records
- O corte dos 12º e 13º mês, incluindo um ao que ganham entre o ordenado mínimo e 1000 euros foi a bomba para o descontentamento.
- Na Europa o ECOFIN anulou a reunião que realizaria ontem e hoje foi a vez da mais esperada reunião ao mais alto nível em Bruxelas onde havia algumas esperanças nas medidas possíveis que tomassem, mas...
          - reunião continua a 17. UE chega a acordo sobre a recapitalização dos bancos
          - negociação com os bancos sobre a dívida grega foram suspensas
- As grandes individualidades de referência nacional (e internacional) para quase todos nós, estão preocupados que as medidas de austeridades sem o mínimo sentido do social, levem a situações graves na sociedade onde já existe fome, desespero e miséria acumulada. Dramas.
- Para vencer a crise temos de empobrecer, afirma Passos Coelho
. PS pode vir a opor-se à proposta do OE no que diz respeito ao que ultrapassa os objectivos da troika
- Não havendo dinheiro não há compras, não havendo compras o comércio fecha
- Portugueses não sentem que existam medidas que levem à recuperação da economia. Os dias de Governo que passaram foi mais para procurar onde se podia cortar. Mesmo que se tenha recuado (nalguns casos) logo ao outro dia.
- Sair do Euro? Só o diz quem não tem consciências das consequências, afirmam técnicos, especialistas e até "o zé povinho"
- Há mais vida para além da crise, todos sabem que devem participar nela mas desta forma não vamos lá.



Sem comentários:

Enviar um comentário