outubro 18, 2011

Pela Casa da Comarca da Sertã - apresentação de livro

Livro Os Mendes Barata da Longra apresentado em Lisboa


De acordo com informação fornecida pela CCS, o livro “Os Mendes Barata da Longra” foi apresentado em Lisboa, dia 13 de Outubro, no Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã (CCS). A referida apresentação esteve a cargo do Dr. José Carlos Soares Machado, Presidente da Associação Portuguesa de Genealogia e também ele com raízes familiares na freguesia de Sobral, Oleiros.
Da autoria de Pedro Amaro, Presidente da Direcção da CCS e descendente por via paterna da referida família, a referida obra trata da descendência do casal João Mendes e Apolónia Barata, que foram moradores na Longra, aldeia da freguesia de Álvaro, no concelho de Oleiros, desde finais do século XVII até à actualidade. Intimamente ligada ao concelho de Oleiros, os membros desta família fixaram-se principalmente nas freguesias de Álvaro, Cambas, Madeirã e Sobral, numa primeira fase, e, posteriormente, com maior expressão, noutros concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Santarém.

Inicialmente uma família de lavradores, dela vieram a descender pessoas que se distinguiram a nível militar e eclesiástico, mas também comercial administrativo e político, num percurso idêntico a tantas outras famílias portuguesas. De forma a enquadrar geograficamente a descendência deste casal, o autor procurou abordar em capítulo específico a evolução histórica e social de cada uma das freguesias anteriormente referidas e do próprio Município, fazendo referência às principais personalidades que aí se destacaram no exercício das suas funções.

A referida obra poderá ser adquirida na CCS, estando igualmente disponível para consulta.”

Sem comentários:

Enviar um comentário