outubro 28, 2011

Proença-a-Nova dá exemplo no apoio a alunos

SE NÃO FOSSEM OS MUNICÍPIOS...

 
Unidade de Ensino Estruturado foi suspensa pela
Direcção Regional de Educação,
mas Município mantém apoio no transporte
 

Os alunos com necessidades educativas especiais que este ano lectivo deixaram de estar integrados na Unidade de Ensino Estruturado vão ter os encargos com os transportes suportados pelo Município de Proença-a-Nova. O pedido de isenção do pagamento dos passes escolares foi aprovado pelo executivo, atendendo às necessidades específicas dos alunos em causa e às dificuldades económicas dos agregados familiares.
No ano lectivo passado os estudantes estavam inseridos na Unidade de Ensino Estruturado da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, mas o funcionamento foi suspenso pela Direcção Regional de Educação do Centro, considerando que os alunos aí apoiados não se enquadravam na problemática do espectro do autismo. A escola continua, contudo, a recorrer às metodologias e recursos dos anos anteriores, considerando que os alunos “não deverão ser lesados pelo facto de a sua deficiência não poder ser tipificada como autismo”.
A par das necessidades de formação, com programa educativo individual, o executivo atendeu ao enquadramento familiar dos alunos. Todos estão inscritos no Escalão 1 do abono de família, sendo por isso oriundos de agregados com escassos meios financeiros. Não sendo uma imposição legal, o apoio enquadra-se no compromisso que tem sido assumido pelo executivo de dar prioridade às questões sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário