setembro 20, 2013

Sobreira Formosa - desfolhada junto ao museu

"A carroça carregada de milho começou por despertar a curiosidade de quem andava pelas ruas de Sobreira Formosa. O tema “Milho verde”, celebrizado por Zeca Afonso, foi conduzindo o grupo até ao Museu Isilda Martins, local escolhido para recriar o ambiente de uma desfolhada. A iniciativa decorreu na tarde de domingo e contou com a dinamização do Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa e a colaboração do Instituto de São Tiago.

Entre o público, que juntou cerca de uma centena de pessoas, havia quem nunca tivesse assistido a esta tarefa e algumas crianças experimentaram mesmo a desencamisar o milho. Além das músicas tradicionais alusivas à temática e antigamente cantadas na freguesia da Sobreira, foram recordadas outras tradições, como a associada ao milho-rei: quem encontrasse uma espiga vermelha dava uma volta a todos os colegas da roda, com abraços e beijos. Era frequente, nestas aproximações, iniciarem-se namoros que procuravam escapar à vigilância apertada por parte dos pais.

A fechar a tarefa não podia faltar o lanche ou ceia e também no domingo o rancho de trabalhadores teve direito a saborear as papas de milho, enchidos e uma enorme melancia distribuída pelos participantes. Além das papas de milho, os visitantes esgotaram as filhós que iam sendo preparadas no momento e que não chegaram para a elevada procura."

Sem comentários:

Enviar um comentário