setembro 14, 2013

CCS - Sessão de Homenagem ao Capitão Isidro António Gayo

Na Casa da Comarca da Sertã, Lisboa
 
Sessão de Homenagem ao Capitão Isidro António Gayo (1903-1963)
 


A Casa da Comarca da Sertã (CCS) realizou no dia 12 de Setembro, pelas 18h30, uma Sessão de Homenagem ao Capitão Isidro António Gayo (1903-1963), a propósito do 110º aniversário do seu nascimento e do 50º aniversário da sua morte.

Natural de Malhada, no município de Vila de Rei, nasceu a 29 de Junho de 1903, Isidro Gaio era filho de Maria Amélia e de João António Gaio e teve seis irmãos. Casa em 1935 com Maria Ana Pereira e em 1936 nasce o único filho: João António Pereira Gaio.


O seu passatempo era o charadismo, onde era conhecido como “Ordisi”, anagrama do seu nome. Dirigiu diversas secções charadísticas, nomeadamente no Jornal do Exército e nas palavras cruzadas do Diário de Notícias. Desde 1957 era Director da revista “O Charadista”, cargo que ocupou até à data do seu falecimento, em 9 de Novembro de 1963.

Isidro Gayo foi ainda autor do livro de poesia “Folhas de Outono”, publicado em 1959 e que o seu filho, Engº João Gaio, ofereceu nesta ocasião para a nossa Biblioteca, e de “Calepino de Provérbios Ordenados de Pedro Chaves”, entre diversos escritos publicados na revista “O Charadista”.

O Dr. José Maria Félix, uma referência incontornável na bibliografia Vilarregense, publica em 1969 o livro “Vila de Rei e o seu Concelho”, no qual onde menciona que consultou uns apontamentos dactilografados “Concelho de Vila de Rei – Vida e costumes”, por Isidro António Gaio (alferes), da Malhada, dezanove páginas – 1940. Posteriormente, em 1972, publica o livro “Vila de Rei e a sua Gente”, onde é apresentada uma breve biografia de Isidro António Gaio.

Mais recentemente, em 1994, a Câmara Municipal de Vila de Rei publicou o livro “Villa D’El Rei – Centro de Portugal”, no qual os apontamentos dactilografados “Concelho de Vila de Rei – Vida e costumes”, por Isidro António Gaio, são oficialmente publicados, juntamente com escritos de Mário Francisco Alves, de João Baptista dos Santos e do Dr. José de Oliveira Xavier.

Sócio fundador da Casa da Comarca da Sertã, fez igualmente parte dos Corpos Sociais da nossa Casa. Foi Oficial do Exército e o seu nome figura na toponímia de Vila de Rei.

A iniciativa contou com o apoio do Município de Vila de Rei, representado pelo Dr. Alberto Barata, Deputado Municipal e ex-Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, e da Associação Pinhal Maior, tendo terminado com uma degustação de produtos regionais Vilarregenses.

Marcaram presença, nomeadamente, o presidente do Conselho Fiscal e ex-Presidente da Direcção da CCS, Sr. Martinho Mendes de Oliveira, natural de S. João do Peso (Vila de Rei), os representantes de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei no Conselho Regional da CCS, bem como diversos membros da Villa D’El Rei Tuna, nosso associado colectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário