setembro 04, 2013

"As Damas de Carvão" estão na Galeria de Proença

Proença - Exposição

No local onde se convive, se toma café ou algo diferente e servem-se uns crepes que nunca dispenso, também é local próprio para exposições. Um bom local, por sinal.
Desta vez foi inaugurada "As Damas de Carvão" da autoria de Ana Paula Ribeiro. Leia o seguinte texto:

"São mulheres de expressão sorridente e olhar direto, que Ana Paula Ribeiro quis retratar “com a dignidade do seu trabalho”. Com um total de 23 imagens captadas em San Pedro, na Costa do Marfim, “Damas de carvão” mostra o dia-a-dia pesado da produção de carvão vegetal, numa exposição patente até 31 de outubro na galeria municipal de Proença-a-Nova. As receitas do catálogo revertem para a construção de escolas, no âmbito de uma campanha de alfabetização desenvolvida pelo Instituto Missionário da Consolata.

A inauguração da mostra decorreu sexta-feira à noite, numa sessão também marcada pela apresentação do livro “A missão é simpática”, que reúne 50 crónicas do Pe. Norberto Louro, escritas ao longo de duas décadas na revista Fátima Missionária e alusivas à sua vivência em Moçambique. Apesar de o autor considerar que se trata de “um livro que não era para ser livro”, Carlos Liz, que prefaciou a obra, destacou a estrutura e coerência das crónicas, assim como as “ilustrações sabiamente colocadas ao longo do livro”.

Sendo distintos, os dois olhares lançados sobre países africanos têm em comum a abertura ao outro e o cuidado em mostrar outras realidades sem o peso da pobreza que tantas vezes lhe é atribuído. Para Carlos Liz, o “atrevimento” do Pe. Norberto Louro e a sua “ingenuidade consciente”, olhando a realidade sem filtros para depois a analisar, são ingredientes que tornam “tão interessante” o encontro com outras realidades.

Recordando os laços familiares que o ligam à congregação, o presidente da Câmara, João Paulo Catarino, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Missionário da Consolata, nomeadamente em África. Tanto o catálogo como o livro estão durante os próximos meses disponíveis para consulta e venda na galeria municipal."

Sem comentários:

Enviar um comentário