setembro 23, 2013

Merkel quase na maioria absoluta. Portugal em hoquei entrou a ganhar

Depois de um fim de semana recheado de notícias diversas - mas importantes tanto nacionais como internacionais - encetámos já o 5º dia da campanha autárquica que tem, por este país fora, agitado as águas e, nalguns casos, há  peixes (até tubarões)  vão ficando mais perto da areia.
Mas vamos a um pequeno resumo de certos acontecimentos:

1 - Angela Merkel (CDU/CSU) ganhou as eleições com 41,5% e, por décimas, não obteve maioria absoluta. Derrotado foi o seu parceiro de coligação - Partido Liberal - que não elegeu qualquer deputado. A Europa estava de olhos postos nesta eleição que, desde 1990 não tinha uma votação tão expressiva num líder ou partido daquele país. Merkel, para os alemães é, sem qualquer dúvida, a pessoa indicada para continuar à frente da governação do país e a ser quem mais poderio tem no seio na União Europeia.
Como o seu aliado se esfumou, o FDP, por obter somente 4,8% dos votos e precisava ter 5% para eleger deputados, foi afastado da câmara baixa do parlamento (Bundestag), pela primeira vez na história da República Federal da Alemanha. 
A Chenceler necessita agora de nova aliança e tudo indica  será com o partido social-democrata SPD o que, segundo os especialistas políticos, poderá significar menos austeridade, mais investimento em Portugal e países sob resgate financeiro contribuindo para o desenvolvimento da economia nacional e algum baixamento de desempregados.
De acordo com o que é afirmado na TVI 24, "Portugal está no topo das preocupações de Merkel";
              

DESPORTO

2 - A seleção portuguesa de hoquei em patins a jogar o mundial em Luanda, entrou a ganhar ao Chile por 5-2. No entanto, todos os adversários mais temidos também venceram as suas partidos. Luís Viana marcou três dos golos.

3 - No futebol, o F.C Porto mais uma vez não passou no Estoril. Empatou 2-2, perdendo (?), pela primeira vez nesta época, os primeiros pontos.
O mesmo, ou pior porque foi em casa, aconteceu ao Sporting que empatou com o Rio Ave 1-1. O Braga foi ao Arouca ganhar por 0-1 e o Benfica foi a Guimarães vencer também por 0-1.
Jesus transformou-se no caso do jogo (já está com termo de identidade e residência) e se, como ele disse, será sempre o primeiro a defender os seus jogadores e adeptos, terá agora que se defender em tribunal por alegados ofensas ou agressões à polícia. Jesus... a sua missão não é essa! Deixe lá essa situação para os "seguranças" e polícia.

Porto - 13 pontos
Braga - 12 pontos
Sporting - 11 pontos
Benfica - 10 pontos



Sem comentários:

Enviar um comentário