setembro 03, 2013

Museu do fogo e da resina em Vila de Rei, inaugura a 19 SET

Está prevista a sua inauguração para o próximo dia 19 de Setembro, feriado municipal, e data em que se comemora a atribuição da Carta de Foral ao Concelho.

"A dualidade do fogo enquanto elemento de destruição e de civilização foi determinante para a evolução Humana. Procurando expor esta relação antagónica e mágica do Fogo, o Município de Vila de Rei, prepara-se para inaugurar o Museu do Fogo e da Resina invocando a memória dos grandes incêndios de 1986 e 2003, que devastaram este município, destruindo uma das mais importantes zonas florestais nacionais.

Este espaço interpretativo assume um importante papel ao mostrar a relação que o fogo teve no “modus vivendi” das comunidades que habitaram e habitam este território, para além de relembrar a importância da floresta e a arte tradicional da exploração da resina.
O Museu do Fogo e da Resina contará ainda com uma homenagem a todos aqueles que mesmo correndo risco de vida, com esforço, empenho e abnegação combatem os fogos que assolam anualmente o nosso país - Os Bombeiros Portugueses!

Concebido pela Glorybox, para o Município de Vila de Rei este Museu, pela sua originalidade e estratégia museográfica inovadora, assume-se desde já como uma referência no panorama museológico português e da região Centro, permitindo ao visitante a conhecer conteúdos qualidade, através de uma interatividade pedagógica e dinâmica.

Este espaço cultural insere-se numa estratégia de inovação e valorização do património local de Vila de Rei, na afirmação da diversidade sociocultural, que se traduz por uma política educativa e pedagógica de transmissão da memória e da identidade local às gerações mais novas e a quem visita Vila de Rei.

Instalado no antigo edifício da Delegação Escolar, e posteriormente do IPJ, este foi totalmente remodelado para acolher esta valência."

Sem comentários:

Enviar um comentário