abril 26, 2011

Proença - Câmara passa a deter totalidade do Parque Empresarial

Assembleia Municipal aprovou aquisição dos 75% do Grupo Lena e criação de empresa para a gestão

"A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou a aquisição, pela Câmara, da participação de 75% do Grupo Lena no Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA). O parque passa a ser detido na totalidade pela autarquia, criando melhores condições para a dinamização do antigo complexo industrial da Sotima e para a captação de fundos comunitários. Para a aquisição foi acordado o valor de 961.750 euros.

Nas explicações dadas aos deputados municipais, o presidente da Câmara apontou o conjunto de factores que conduziram a esta decisão. Desde logo o quadro comunitário surgido após a parceria com o Grupo Lena, que no caso de parques empresariais veio a revelar-se muito mais favorável para autarquias do que para o sector privado. Em causa está também a necessidade de oferecer às empresas condições atractivas, tendo em conta a agressividade demonstrada neste campo pelos restantes municípios.

Com esta aquisição, salientou João Paulo Catarino, a Câmara pode “concentrar-se na captação de emprego”, reposicionando de forma estratégica o investimento. “Aquilo que a Câmara está a fazer é concentrar a sua estratégia de futuro na criação de melhores condições para o desenvolvimento económico”, explica.
Na apreciação da proposta, o deputado André Março elogiou a “coragem” do executivo e, referindo-se ao contexto económico do país, considerou ser urgente apoiar o investimento e a criação de emprego. “Não tenho a mínima dúvida de que o que vamos decidir vai ao encontro do que tem de ser feito a nível nacional”, afirmou momentos antes da votação. A proposta foi aprovada por maioria, com duas abstenções, tendo sido idêntica a votação dos novos estatutos do PEPA, com vista à criação de uma empresa municipal para gerir o espaço.
O plano de pormenor do Parque Empresarial de Proença-a-Nova foi publicado em Diário da República a 29 de Setembro e contempla um total de 58 parcelas industriais, que incluem o património industrial existente. A antiga fábrica Sotima ocupava uma área de cerca de 27 hectares, mas para viabilizar o projecto o espaço foi ampliado até aos 62 hectares. De acordo com o plano de pormenor, 63% da área total terá ocupação florestal. Já se encontram instaladas no PEPA algumas empresas e foram criadas várias dezenas de postos de trabalho."
site - CM

Sem comentários:

Enviar um comentário