abril 30, 2011

A nossa região não apurou nenhum prato regional "nas 7 maravilhas"

Já há dias que esta decisão dos conhecedores da matéria (júri) se conhecia. Só agora me pronuncio sobre a mesma porque estive a "digerir" mais algum tempo esta decisão. No meu entender, eram tantas as especialidades a concurso que realmente as mais conhecidas eram potencialmente as eleitas para a final. Assim aconteceu e eu diria sem surpresas. 
É verdade que Oleiros concorreu com o seu cabrito estonado , Proença avançou com as famosas tigeladas, Vila de Rei foi ao rio e concorreu o achigã frito. A Sertã candidatou o maranho, o bucho e a sopa de peixe. Eram conhecidos os critérios de selecção: tudo foi organizado por regiões do país e em sete categorias a saber: entradas - sopas - carnes - caça - peixe - marisco - doces.
Foram agora aprovados 70 nesta pré-final e depois de apreciados serão apurados 21 finalistas para as "7 maravilhas da gastronomia".  A votação vai ser pública e só no mês de Setembro será conhecido o resultado final. O jornal " Comarca da Sertã", afirma que Zona do Pinhal foi afastada das 7 Maravilhas da Gastronomia e adianta algumas das que, nesta fase, foram eleitas: Alheiras de Mirandela (Trás-os-Montes), Pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal), Espargos com ovos (Beira Interior), Sopa da Pedra (Ribatejo) , Açorda de bacalhau (Alentejo) Percebes de Aljezur (Algarve), Chanfana (Beira Litoral), Cozido à Portuguesa (Lisboa e Setúbal), Cozido das Furnas (Açores), Tripas à moda do Porto (Entre Douro e Minho), Coelho do Porto Santo (Madeira) Ovos moles de Aveiro (Beira Litoral), Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), entre outros.
Por mim só gosto de algumas e ainda prefiro cabrito, o maranho e o cozido da nossa região. Doce? Tijelada.
Depois junto café do Nabeiro e um cheirinho da nossa medronheira. Gostos! Ah... e sopa? vou ao Mosteiro onde tenho por onde escolher.

Sem comentários:

Enviar um comentário