abril 12, 2011

Brilhante exposição: Recorda história dos jornais e rádios locais

Comunicação Social em Proença-a-Nova” está
patente até 26 de Abril no Auditório Municipal
"A história da comunicação social local, contada através de páginas dos 21 jornais que se publicaram ao longo do último século em Proença-a-Nova, é o tema da exposição que está patente, até dia 26 de Abril, no Auditório Municipal. Para lembrar os anos de entusiasmo com as rádios pirata, são também apresentadas fotografias e uma montagem de sons de antigos programas da Rádio Cruzeiro e da Rádio Antena Jovem, que funcionaram nos anos 80, respectivamente em Proença e Sobreira Formosa.

Os primeiros jornais de cuja publicação há registo no concelho foram lançados em 1914 e 1915. Em toda a primeira metade do século é sobretudo da igreja a iniciativa dos boletins paroquiais, sendo conhecidos apenas dois títulos laicos, com vida fugaz. Após o 25 de Abril, em contrapartida, houve um período dinâmico e de grande iniciativa, tendo surgido várias publicações em aldeias do concelho.
Além de outros títulos publicados quinzenal ou mensalmente no concelho nos últimos 25 anos, a exposição reserva igualmente espaço aos jornais escolares. O mais duradouro foi “A Palmatória”, que se manteve durante 15 anos e foi entretanto substituído pelo “Nova Geração”.
O Município agradece aos antigos colaboradores das rádios e jornais locais a cedência de imagens e registos magnéticos que permitiram a organização da exposição."
In: site do Município
Nota. Trata-se, na realidade, de uma iniciativa de alto valor cultural, ali está o espelho de Proença nos 100 anos. Um trabalho de recolha e pesquisa de louvar.

Sem comentários:

Enviar um comentário