abril 02, 2011

A eventual morte comprada por 3.500 euros por turno

Empresa que gere central de

Fukushima procura heróis

por 3500 euros por turno

"A Tokyo Electric Power Co (TEPCO), responsável pela central nuclear de Fukushima 1, está à procura de funcionários que se disponham a entrar nas zonas mais radioactivas e cumprir tarefas curtas. O turno é pago a 3500 euros, quase cinco vezes o salário médio.
A Reuters cita um homem de 30 anos que terá contado à revista japonesa Weekly Post que rejeitou uma oferta de 1750 dólares por dia (220 mil yen). "Normalmente seria o trabalho de sonho, mas a minha mulher começou a chorar e recusei."

A empresa que tem estado debaixo de fogo por alegadamente ter subestimado o impacto de um sismo e um tsunami na central - depois de ter sido condenada por falsificar relatórios de segurança nos anos 90 - anunciou este sábado ter descoberto uma fuga no reactor número 2 por onde estará a escapar material radioactivo em direcção ao mar. De acordo com a Reuters, os medidores contabilizaram nesta frincha no isolamento de betão 1000 msv de radiação por hora, supostamente o nível mais elevado registado no segundo grande desastre nuclear depois de Chernobyl.
O The Japan Times online destaca na edição online o facto de a Tepco estar repetidamente a corrigir os níveis de radiação em Fukushima e de só agora, três semanas depois do desastre, ter revelado que a maioria dos seus trabalhadores no local não têm medidores de radiação, um instrumento fundamental para conter os danos da exposição excessiva. Esta semana a agência japonesa para a segurança nuclear e industrial anunciou que já 20 trabalhadores foram expostos a mais de 100 msv, o valor a partir do qual há um risco acrescido de cancro."
Notícia do jornal i
Título é do Blogue

Sem comentários:

Enviar um comentário