abril 11, 2011

Maior telescópio de Portugal em Pampilhosa da Serra

Maior Telescópio do País inaugurado na 

Pampilhosa da Serra no passado dia 10 de Abril de 2011

"O Telescópio tem 9 metros de diâmetro e uma área colectora maior que um apartamento T2 (80m2) e foi doado pela PORTUGAL TELECOM.
Esta antena do Projecto GEM está operacional no concelho de Pampilhosa da Serra, numa parceria da Câmara Municipal e do Instituto de Telecomunicações, com participação internacional de Instituições de Investigação ligadas à NASA e AESA, entre estas a Universidade da Califórnia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, a Universidade de Milão e o Instituto de Astrofísica de Itália, contando também com Investigadores da Missão Espacial PLANCK.

Este radiotelescópio será dedicado a rastreios da Via Láctea para uso de Missões Espaciais.
Juntamente com este projecto a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra desenvolveu um projecto educativo levando ao aparecimento de duas grandes linhas de acção com impacto no entusiasmo pela Ciência do Concelho:

- A acção "Cientistas na Serra", dinamizado pela Fábrica Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o programa "Hands on Universe", coordenado pelo NUCLIO e que instalará uma antena de 3 metros para uso remoto pelas Escolas de toda a Europa.

Adicionalmente serão lançadas as fundações para a instalação de um Telescópio de 9 metros para rastreios das Explosões Solares num projecto complementar à monitorização da Metereologia do Espaço pela AESA, um projecto coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A Inauguração contará com a presença de representantes da Administração da PT, do Reitor da Universidade de Aveiro, da Direcção do Instituto de Telecomunicações, entre outras empresas e entidades envolvidas"
Fonte: site do Município

Sem comentários:

Enviar um comentário