fevereiro 22, 2011

Revista "País Positivo" inclui entrevista com Presidente de Oleiros

A Revista "PAÍS POSITIVO" apresenta vários  trabalhos que se podem considerar de muito importante. Um deles é sobre o Ano Internacional das Florestas, onde constam entrevistas com o Presidente do Município de Oleiros, José Santos Marques "Alicerçar o Futuro" (pag. 32) 

Só para abrir o apetite para ir ler toda a entrevista, respigamos as seguintes afirmações do nosso Autarca:

“Isto fez com que houvesse um maior abandono da floresta e portanto cabe-nos a nós, autarquia, apostar na limpeza e preservação deste bem precioso que ocupa quase a totalidade do território oleirense. Mas há aqui uma situação gravíssima:a regeneração espontânea foi imensa e milhares de pinheiros nasceram depois dos incêndios, com a queda das sementes das pinhas. Era necessário fazer o desbaste destes pinheiros porque se um dia tivermos a infelicidade de termos um incêndio vai ser quase impossível controlá-lo. Temos aqui um autêntico barril de pólvora e há mesmo zonas onde o ser humano não consegue penetrar graças a estes pinheiros novos. O grande problema é que não existe orçamento para fazer uma limpeza mais profunda das florestas e assim vamos ficando à mercê da sorte”, admite o entrevistado.
___________________

José Santos Marques aproveita a entrevista cedida à revista País Positivo para deixar uma mensagem de apreço aos Bombeiros de Oleiros. “Os Bombeiros de Oleiros são pessoas abnegadas e sempre disponíveis para ajudar em qualquer situação. São eles os principais responsáveis pelo facto de os incêndios florestais dos últimos anos não terem causado grandes prejuízos. Penso que as palavras de apreço são poucas quando falo dos Bombeiros Voluntários do concelho”.
___________________
Este importantíssimo trabalho termina a entrevista com a seguinte afirmação da autoria do trabalho:
O futuro, passa mesmo pela floresta e pelos seus frutos. Passa também pela sustentabilidade e essa, só existe se houver uma ligação estreita entre o Saber e o Fazer, entre o passado e o futuro… O presente faz-se assim, construindo o futuro que se quer bem melhor do que o passado.

O autor deste Blog aconselha vivamente a leitura das várias entrevistas  no site > 
Indicação dada pelo site da CMO.

Sem comentários:

Enviar um comentário