fevereiro 22, 2011

Associação do Roqueiro (Oleiros) mantém tradição da "matança do porco"

DIA 26 - SÁBADO

Uma tradição que se mantém há já muitos anos
é a "matança do porco"
Trata-se de um momento que na necessidade dos jovens masculinos recriarem hábitos mais antigos, em que em quase todas as casas do campo (aqui designado nessa altura por "termo") se matava um, dois ou até quatro porcos no mesmo dia e, logicamente, no Inverno. Matavam-se os
animais, queimavam os pelos e a pele, lavavam e eram pendurados sempre em local próprio para que o matador ou alguém experiente, abrisse a barriga do fundo ao pescoço. Sem entrar em mais pormenores, depois de frios os porcos eram "desmanchados" em peças onde os presuntos eram ( e são) as peças mais valiosas e que iam secar 30-33 dias, salgados, até serem definitivamente guardados.
Toda a azáfama do lavar tripas, do corte das carnes (depois de separadas), uma para chouriças de sangue (morcelas), outra para farinheiras, paios e ainda outra para as chouriças magras (da melhor carne, sem gordura).
Nesses dia, não faltava pequeno almoço bem regado com vinho novo, porque tinham acabado de "segurar" os animais até que o matador fazia o seu serviço. Os dias e até à noite, eram momentos de convívio e de entre-ajuda. Era a tradição que passava de geração em geração, movida pela mesma necessidade de preservar carnes salgadas para a maior parte do ano porque não havia frigoríficos. Enfim, esta longa introdução é só para situar quem nunca tenha passado ou presenciado estas situações e entenderem que tradição é esta dos homens em Oleiros, com a juventude à frente, matarem um porco de madrugada e passarem por todos os passos atrás descritos, mas,. nesta "festa" , a refeições de todo o dia são à base da carne do porco morto: espetadas, fritadas, feijoada e tantas outras especialidades que eles continuam a regar com bom vinho.
Já chegou a ser completamente à chuva junto às "Charcas" da Lontreira mas agora existem instalações onde essa festa se realiza sem levarem com chuva em cima. 
Para todos os que se juntarem neste convívio, fica o meu abraço amigo,
Desta vez, esta tradição é 
promovida pelo Grupo D. R. “União do Roqueiro” (Associação do Roqueiro). Local: Sede da Associação em Roqueiro (Estreito)

Sem comentários:

Enviar um comentário