fevereiro 28, 2011

Proença sinaliza dois interessantes Miradouros Geopark Naturtejo


Miradouro geomorfológico das Corgas e Portas de Almourão
com novas placas informativas

Os dois geossítios do concelho integrados no Geopark Naturtejo estão a receber novas placas informativas, estando igualmente a ser melhorada a sinalética nas estradas municipais. Além de reforçar as indicações e facilitar a atracção de visitantes, o objectivo é melhorar as explicações disponíveis sobre estes dois pontos de
interesse geológico. Também na A23 está prevista a fixação de novas placas com a indicação do Geopark.
A colocação começou, ontem, no miradouro geomorfológico das Corgas. Na nova placa informativa é possível descobrir o que é um sinclinal (em linguagem simples, uma dobra com a concavidade voltada para cima) e visualizar o mapa de toda a área inserida no Geopark Naturtejo.
Proença-a-Nova tem dois geossítios integrados no parque. Além do miradouro das Corgas, na fronteira com o concelho de Vila Velha de Ródão situam-se as Portas de Almourão, garganta do rio Ocreza constituída por escarpas quartzíticas. A zona mantém ecossistemas muito bem preservados, sendo uma importante área de nidificação de aves de rapina, além de ser possível encontrar o melro azul, o texugo, a lontra e o esquilo. 
Inf. site do Minicípio

Sem comentários:

Enviar um comentário