fevereiro 21, 2011

Reunião da Comissão Directiva do Fórum Ibérico das cidades amuralhadas


Os representantes do Fórum Ibérico das Cidades Amuralhadas (FICAM ), cuja presidência é actualmente assegurada por Castelo Branco, viajaram até Vejer de La Frontera, na Andaluzia, no passado dia 9 de Fevereiro,para apresentarem oficialmente este organismo.
O desafio partiu do alcaide de Vejer, na reunião da Comissão Directiva realizada em Castelo Branco, em Outubro,  com o objectivo de dar a conhecer esta rede, composta por 49 municípios portugueses e espanhóis cuja característica comum é possuírem ou terem possuído muralhas.
Nesta reunião foi constituído um grupo de trabalho com municípios da Andaluzia e Algarve com o objectivo de fazer os contactos necessários para trazer para este Fórum cidades do Norte de África, que no passado foram colónias portuguesas e que ainda hoje têm espaços amuralhados que constituem peças de arquitectura militar de grande relevância.
Pensamos, com estas adesões, dar um novo impulso a esta associação de cidades amuralhadas que adquire assim uma nova dimensão global perfeitamente justificada pela presença colonial de Espanha e Portugal em diversos continentes.
Foi ainda decidido realizar, já no próximo mês de Abril, o 2º. Seminário Ficam  Ibero-americano que irá congregar em Castelo Branco figuras portuguesas e espanholas de grande relevo na área da Arqueologia, História e da Arquitectura que muito contribuirão para o desenvolvimento  deste  conceito de cidades amuralhadas e darão uma nova perspectiva do que, actualmente, se  está a fazer no que diz respeito à recuperação das muralhas.
Informação: CM CBranco

Sem comentários:

Enviar um comentário