abril 30, 2012

PORTO NOVAMENTE CAMPEÃO


O FC Porto sagrou-se campeão no domingo, dia 29 de abril, quando o Benfica foi a Vila do Conde defrontar o Gil Vicente e empatou por 2-2, resultado que permitiu imediatamente ao Porto se campeão. Só a vitória do Benfica poderia continuar a manter algumas esperanças (poucas), porque encontrava-se a 4 pontos dos portistas e, estes, até já tinham vencido, no dia antes, por 2-0 ao Marítimo. 


Mas o Benfica não perdeu o campeonato neste dia. Todos sabemos que há várias jornadas que as vitórias não surgiam como deviam.  Culpas? São sempre do treinador e os jogadores. Com o avanço de pontos que os encarnados chegaram a ter não podiam ter perdido tantos. Na Taça de Portugal ficaram pelo caminho (também é verdade que jogaram sempre com clubes da 1ª divisão - Liga Sagres) mas a verdade é que foi eliminado.
No campeonato, vai ficar em segundo e poderá estar novamente na Champions League quando, este ano, ficou eliminado nos quartos de final. Não se pode dizer que tenham feito uma má prestação internacional. O Porto já há muito tinha sido eliminado e na Liga Europa ficou também pelo caminho. Aí, o Sporting conseguiu ir às meias finais, mas foi eliminado pelo Atlético de Bilbau. Por isso, deu um passo mais que o Benfica mas numa Liga teoricamente mais fácil que a dos Campeões Europeus. Mas também os homens de Alvalade não conquistaram a Taça. 

Em conclusão:
- O Benfica ganhou a Taça de Liga;
- o Porto ganhou o campeonato
- o Sporting esteve muito mal no campeonato, ainda sem a certeza de ficar em 3º, mas vai disputar a final da Taça de Portugal com a Académica.
- o Braga, teve uma prestação bem boa na Europa, mas ficou pelo caminho. chegou a andar em 1º no campeonato e, agora, já não consegue o 2º lugar porque é o lugar defendido pelo Benfica. Vai ter que se contentar com o 3º lugar., mesmo assim, a derrota em Olhão, nesta última jornada, complicou-lhe a vida, mesmo quanto à possível aproximação do Sporting. E esta agora a discussão mais interessante, no terreno, que vamos assistir, mas  a verdade é que quem ficar em 3º tem direito a disputar um lugar na Champions no próximo ano.

O problema que surgiu no União de Leirira com a rescisão dos jogadores por justa causa, pode ter influência na classificação dos últimos classificados. E ainda para aí se anda a defender e propor (aprovar) o alargamento do nº de clubes na 1ª Liga. Paguem todos primeiro o que devem, porque, em tempos de crise, é fatal, todos os clubes vão também ressentir-se. Os bancos não emprestam e qualquer dia não há quem queira sequer ser Presidente ou membro da direção de um clube. Mas isso é questão para os próximos dias.

Para terminar, deixarei a pergunta que muitos colocam: como é possível o F.C. Porto vender alguns dos melhores jogadores para outros clubes estrangeiro permitindo excelentes receitas e com Hulk (especialmente) faz um campeonato para campeão? Reforçou-se com  bons jogadores em Janeiro (que já tinham sido do Porto)?
A verdade é que vieram numa altura em que o Porto estava abaixo do Benfica e, depois, foi caminhar até ser campeão com dois jogos ainda por jogar.

Sem comentários:

Enviar um comentário