abril 16, 2012

Plano municipal de emergência de Proença entra em vigor

"Ajustado ao modelo definido a nível nacional e adequado às necessidades operacionais do concelho, o novo plano municipal de emergência de Proença-a-Nova foi hoje publicado em Diário da República e entra em vigor amanhã. Obrigatoriamente atualizado no prazo máximo de dois anos, o documento prevê as atribuições e responsabilidades de todas as entidades e agentes de proteção civil, analisa os riscos a que a população está sujeita e prevê procedimentos com vista à minimização dos danos, nomeadamente através da realização de exercícios para testar o plano.
Já no segundo semestre de 2012 está prevista a realização de um exercício de incêndios florestais em sala (tecnicamente designado CPX), enquanto para o segundo semestre de 2013 fica reservado um simulacro com movimentação de meios (Livex). Os testes são essenciais para testar o documento, até porque o anterior plano municipal de emergência nunca foi ativado, não tendo por isso sido possível incorporar sugestões de caráter operacional resultantes de situações reais de emergência.

Sendo um plano geral, permite “enfrentar a generalidade das situações de acidente grave ou catástrofe que se admitem para o concelho”. No que diz respeito aos riscos naturais, os incêndios florestais são os que apresentam níveis mais críticos numa área extensa do concelho, maioritariamente na zona norte. Apesar de não ser excluída a possibilidade de ocorrência de sismos, dado existirem falhas sísmicas que cruzam o concelho, a probabilidade é considerada baixa e os danos potenciais moderados.
Entre os riscos naturais, há fenómenos com probabilidade de ocorrência elevada, mas para os quais se preveem danos baixos, como é o caso de ondas de calor ou vagas de frio. Os riscos humanos, entre os quais se incluem por exemplo os incêndios urbanos, acidentes industriais, rodoviários e aéreos ou o colapso de edifícios, implicam na generalidade probabilidades baixas ou níveis de dano moderados. Além da análise minuciosa de cada risco, o plano exemplifica cenários e respostas de atuação esperadas.
Para as diversas áreas de intervenção, do socorro e salvamento ao apoio logístico, passando pela manutenção da ordem pública, são definidas missões e atribuídas responsabilidades. São também elencados meios e recursos logísticos. Caso haja necessidade de evacuar habitantes, por exemplo, são previstos abrigos temporários nas várias localidades. O plano municipal de emergência pode ser ativado pela Comissão Municipal de Proteção Civil, mediante critérios que atendem ao número de vítimas potenciais ou confirmadas e aos danos materiais causados. É diretor do plano, que pode consultar aqui, o presidente da Câmara. " - Município de Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário