abril 17, 2012

Por Oleiros passou um momento único

Antigos alunos dos Seminários de
 Alcains e Gavião elegem Oleiros para 
preparar Grande Encontro de Portalegre

No âmbito do encontro de antigos alunos dos seminários de Alcains e Gavião, a ter lugar no próximo dia 19 de maio, em Portalegre, a comissão encarregue da sua preparação reuniu em Oleiros onde foi recebida, no auditório da Casa da Cultura, pelo Presidente da Câmara Municipal, José Santos Marques.
Após a visualização de um documentário de apresentação do concelho, os participantes tiveram o privilégio de assistir a duas dissertações. A primeira, levada a cabo pelo Professor Mário Pissara, debruçou-se sobre os pormenores do Grande Encontro de Portalegre.

De seguida, António Manuel Silva presenteou o auditório com uma lição de história onde não faltaram: as aventuras do Padre António de Andrade, nascido em Oleiros e explorador do Tibete; a abordagem às “Memórias” de D. João Maria Pimentel, Bispo de Angra, também natural daquelas paragens; divagações sobre a Guerra Peninsular que também atingiu as populações serranas e, finalmente, a implantação da República, aclamada no antigo edifício dos Paços do Concelho (hoje Casa da Cultura), a 9 de outubro de 1910. No final, os 32 participantes seguiram para o almoço, onde não faltou o Cabrito Estonado de Oleiros. - Município de Oleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário