abril 24, 2012

Chefias nas Câmaras Municipais vão reduzir muito em 2013

 

 GOVERNO QUER REDUZIR PELO MENOS 30%  DE LUGARES
A TROIKA INDICA UMA REDUÇÃO DE 15%

Seguindo um bom trabalho publicado no jornal i no passado dia 23 de Abril de 2012 (nº 928), só as maiores Câmaras Municipais da CDU vão ter de reduzir mais de 60% dos seus dirigentes (chefias). Mas não se pense que só nas desta cor acontecem redução, basta fazer a leitura desta tabela e verifica-se que em muitas Câmaras do país e de todas as cores políticas há excesso de dirigentes de várias categorias, no entender do Governo e não só.

Esta proposta de redução das chefias teve a participação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e nela se criam tectos máximos para  cada Câmara tendo em conta o número de habitantes, mas serão as Câmaras a definir quais os cargos a extinguir. Este processo tem de estar fechado, já com as necessárias deliberações das respetivas Assembleias Municipais até ao final de 2013. 

Note-se que, neste ano, verificam-se as eleições autárquicas com enormes remodelações e nova legislação que ainda terá de ser aprovada. Para tornar todo este processo mais difícil, o que se sabe é que das 308 Câmaras Municipais, 161 atuais presidentes não vão poder recandidatar-se. Tendo em conta as reorganizações internas para aplicar a redução de dirigentes, prevê-se que este processo - redução do número de dirigentes nalgumas Câmaras - se prolongue durante o ano 2014, sabendo-se que as eleições estão previstas (com mês e dia ainda a designar) para o Verão do próximo ano.
38 autarquias encontram-se numa situação de rotura ou dificuldades  financeiras, como são as de Barreiro, Moita, Espinho, Évora, Vila do Conde, Chaves, Lourinhã, Serpa, Alcochete e outras.






































Sem comentários:

Enviar um comentário