abril 26, 2012

Grandes Vultos da Comarca da Sertã. homenagem foi êxito

Palestra “Grandes Vultos da Comarca da Sertã: Manso de Lima e Cândido Teixeira”


No passado dia 19 de Abril, a Casa da Comarca da Sertã prestou ontem homenagem a dois sertaginenses, cuja relevância extravasou os limites do concelho de Sertã e da própria região: Jacinto Leitão Manso de Lima e Cândido da Silva Teixeira.
A sessão de abertura da palestra “Grandes Vultos da Comarca da Sertã: Manso de Lima e Cândido Teixeira”, contou com as intervenções do Presidente da Direcção da CCS, Eng. Pedro Amaro, do Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Diamantino Calado Pina, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã, Dra. Cláudia André.

Foram oradores o Eng. António de Mattos e Silva, Secretário-Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa e da Associação da Nobreza Histórica de Portugal, que dissertou sobre Manso de Lima (natural da freguesia e concelho de Sertã, onde faleceu na segunda metade do séc. XVIII), dando nota pública do relevante papel do homenageado para o estudo de inúmeras famílias da região e do próprio país, e o Prof. Doutor Joaquim Candeias da Silva, da Academia Portuguesa da História, que dissertou sobre Cândido Teixeira (natural da freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã, falecido na primeira metade do séc. XX), que na sua intervenção destacou a relevância local e regional do homenageado, nomeadamente por ter dado continuidade aos estudos de Manso de Lima, apresentando diversos aspectos do seu percurso de vida.
Marcaram presença, nomeadamente, o Presidente da Associação Regina Mundi, o Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia,  a Presidente da Assembleia de Freguesia de Cernache do Bonjardim e demais membros do executivo da referida Junta de Freguesia, bem como um dos netos de Cândido Teixeira e sua família.”

Nota: na foto que se publica podemos identificar, da esquerda para a direita: Presidente da Assembleia de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã, Eng. António de Mattos e Silva, Presidente da Direcção da CCS, Prof. Doutor Joaquim Candeias da Silva e família da Cândido Teixeira).

Sem comentários:

Enviar um comentário