abril 14, 2012

A ARTISTA, A MULHER E A BELEZA DO QUE FAZ


Ainda se encontra no átrio do edifício da Junta de Freguesia de Oleiros a exposição da reconhecida artista MARIA ROSA JESUS AFONSO. Trata-se de uma pessoa cheia de simplicidade e de uma amabilidade rara, casada com Carlos Teotónio Matias (OLEIREP) e tem uma filha, Rita Rafael Afonso Matias no curso de Medicina. A sua descendência vem do Vale de Souto (freguesia de Mosteiro) e é filha de Manuel Afonso (emigrante) e Gracinda de Jesus que já faleceu. Tem mais dois irmãos: Laurinda e Miguel (Michel, porque nasceu no Estrangeiro).


Tem o seu atelier anexo com a loja onde tem expostas, para vender, imensas peças por ela pintadas com os mais diversos temas e também vários quadros. Uma loja bonita, não ficando atrás de muitos que visitamos noutro qualquer centro populacional. Os preços são acessíveis tendo em conta que cada peça é única.

Curiosamente, segundo a Rosa nos disse, desde a escola que tinha jeito para pintar, mas acabou por enveredar pela profissão de costureira tendo trabalhado treze anos nesta área. Depois, deslocou-se ao do Centro de Emprego de Castelo Branco para verificar que curso podia frequentar. Foi então que acabou por lhe ser sugerido o curso de pintura e cerâmica que frequentou durante um ano.  Estávamos então em 1988. No ano seguinte abre a sua loja em Oleiros. Desde essa data que tem porta aberta e já fez várias exposições para além desta agora na Junta de Freguesia: esteva em várias feiras de artesanato, nomeadamente na FIL, em Alferrarede, na Sertã, em Pedrógão Grande e, na capital de Distrito, fez várias.
Com uma criatividade destas a artistas foi convidada a fazer formação também em vários locais. Indicamos somente alguns: em Oleiros, realizou, como formadora, quatro cursos de pintura, vitral e tecidos; em Proença leva a efeito um de cerâmica e outro também em Mação, financiados pelo Centro de Emprego.
Adiantou-nos ainda que este negócio em Oleiros não é rentável mas gosta muito do que faz. Vai mais longe e afirma que, para sobreviver não dava. A vantagem é não pagar renda já que (como muitos oleirenses sabem) a casa é herdada. A loja da falecida esposa do sr. Abílio Matias, ainda felizmente vivo e grande amigo pessoal, era, naquele local, estendendo-se mais para cima.


A nossa artista ROSA, realiza muitos trabalhos que lhe são encomendados. No momento que a visitámos, verificámos isso mesmo, pois estava a trabalhar na conceção de trabalhos que aqui não posso avançar por se tratar de surpresas para um determinado evento. Estavam bonitas as peças.
Oleiros deve ter orgulho por ter uma artista assim.
Abril de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário