dezembro 11, 2011

SCUTS uma vergonha para Portugal

As SCUTS passaram a ser pagas e, cá para os nossos lados, a A23 tem portagens muito caras.

Sabemos todos a contestação das populações e das autarquias. Temos de pagar? Não tenho a menor dúvida mas que o Governo não pense que a receita é assim tão grande como estima. Há reações, dos utentes que tem mais a ver com o não poder pagar do que ter de se pagar. Há muitos automobilistas que vão procurar alternativas, deslocando-se por estradas mais conhecidas por nacionais. Logo, vão deixar de pagar até as portagens que pagavam até aqui. Outros vão diminuir o número de vezes que se deslocam à sua terra Natal. E, tantas outras situações que podia aqui enumerar, especialmente as situações injustas.

Mas vou atirar a vergonha para o arranque vergonhoso como se fez o pagamento. O espetáculo triste das máquinas que não funcionaram nas fronteira, os problemas que, mesmo funcionando já as máquinas, fazemos um crivo aos turistas, aos nossos emigrantes, a quem atravesse a fronteira fortuitamente e se ,amiudadamente, pior. Parece que voltámos ao tempo do passaporte para ir a qualquer país europeu (falo dos que integram a UE). Sou, como a maioria, a entender que tem de haver receitas para se ultrapassar parte da crise (porque não acredito que alguma vez deixe de haver crise), mas para quando as medidas para que a economia cresça?
E as nossas empresas que tanto utilizam as vias rápidas para que o produto chegue rápido e mais barato ao destino? Os preços aumentarão, há firmas que se vão deslocalizar para outros paradeiros. O desemprego aumenta.
Para além disto tudo, estou a ler a informação da AF(TVI24) que "o fisco prepara-se para penhorar o carro de quem não pagar portagens, avança o semanário «Expresso». Esta é uma das medidas mais duras a ser aplicada, em 2012 ,a quem resistir ao pagamento das SCUT..." (ler mais?)
Nota: De acordo com notícia avançada pela mesma fonte " A Federação do sector em Espanha queixa-se de discriminação e apresenta queixa a Bruxelas" (ler mais)

Sem comentários:

Enviar um comentário