janeiro 06, 2015

Vinho Callum é em Oleiros e cada vez mais puro e especial

Presidente da Câmara e Vereador Vitor Antunes com alguns
 dos produtores de vinho Callum 

Câmara Municipal de Oleiros toma atitude que há muito deveria ser tomada. De uma vez por todas é preciso definir o que é o "verdadeiro callum" que, neste concelho, se apresenta especialmente em duas vertentes, o verde (para se beber fresco no Verão) e o mais maduro e alcoólico. Agora, beber vinho em que se sabe a certeza que tem aguardente adicionada - por vezes sem qualquer critério - basta.
Por isso esta acção foi e será importantíssima para que aconteça aquilo que abaixo fica muito bem explicado numa nota recebida do Município.

"Promovido pelo Município de Oleiros, realizou-se no passado dia 5 de janeiro, um jantar vínico em torno do vinho Callum, um evento que reuniu produtores deste “emocionante vinho histórico” Oleirense, assim como representantes da autarquia local, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. A ideia passa por incrementar o volume e a qualidade de produção deste “arcaísmo vitivinícola”, ao mesmo tempo que se pretende obter no futuro um produto uniforme, passível de ser comercializado nos mercados mais exigentes e assim gerar riqueza para o território. Na ocasião, todos os produtores se mostraram interessados em participar neste empreendimento e foi manifestada a disponibilidade por parte das entidades presentes em prestar o seu apoio técnico no âmbito da valorização deste produto único e genuíno de Oleiros.

Neste ponto do processo, é essencial efetuar um levantamento o mais completo possível de todas as videiras Callum existentes no concelho de Oleiros, de forma a garantir a defesa desta especialidade que se produz tradicionalmente e desde sempre neste concelho, sendo considerada “um tesouro antropológico” que faz parte do património imaterial concelhio. Por este motivo, solicita-se aos proprietários de videiras “caluas” do concelho que contactem a autarquia local, através do número 272 680 130, a fim de se proceder ao inventário de todos os exemplares desta casta.

A abrir o novo ano, o evento representou um passo importante para a afirmação deste importante produto endógeno de Oleiros, dando espaço ao diálogo e à partilha de ideias entre todos os intervenientes. No final, o entusiasmo era geral e foram abertos novos horizontes para a definição de uma estratégia comum em torno desta causa."

Sem comentários:

Enviar um comentário