janeiro 24, 2015

“Indépendance Cha Cha” na Barquinha com inauguração a 24 janeiro

É inaugurada, hoje, dia 24 de janeiro de 2015 uma extraordinária exposição “Indépendance Cha Cha” que foi considerada pelos leitores do jornal “Público” a melhor exposição de arte contemporânea de 2014. A inauguração é às 17h00 na Galeria dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha.
Não deixe de estar presente e apreciar e verificar que o Público tem razão.

Horário:
Quarta, quinta e sexta-feira > 11:00 às 13:00, 14:00 às 18:00
Sábado e domingo > 14:00 às 19:00
Encerra à segunda e terça-feira
Entrada gratuita
Exposição da autoria de Ângela Ferreira, artista representada no Parque de Escultura Contemporânea Almourol.
O trabalho “Indépendance Cha Cha” propõe ao espectador outra forma de interpretar o resultado das ações dos homens, através do som, da música e das canções. Ângela Ferreira apresenta uma nova peça inspirada pela sua participação na Bienal de Lubumbashi 2013 (República Democrática do Congo) - uma escultura que parte da arquitectura colonial dos anos 50 do centro urbano da capital de Katanga, província rica em minerais do então denominado Congo Belga.
“Indépendance Cha Cha” foi considerada pelos leitores do jornal “Público” a melhor exposição de arte contemporânea de 2014.
Ângela Ferreira nasceu em Maputo, Moçambique, em 1958. Com dupla nacionalidade, a artista tem vivido alternadamente entre a África do Sul e Portugal. Completou estudos na Michaelis School of Fine Arts da Universidade de Cape Town, em 1985, e residiu nos anos seguintes em Lisboa, onde rapidamente se afirmou no meio artístico.
Foi a primeira a eleger a questão do passado colonial como temática artística. Utilizando a sua dupla experiência cultural, europeia e africana, Ângela Ferreira procura encontrar esse difícil ponto de vista que se apresenta como uma proposta de diálogo continuado. A artista desconstrói o referencial minimalista minando-o com o poder evocativo da memória.
A exposição é mais uma iniciativa fruto da parceria do Município com a Fundação EDP na programação da Galeria do Parque e nas atividades ligadas ao Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

Sem comentários:

Enviar um comentário