janeiro 09, 2015

Autarquia beneficia a rede viária florestal

Iniciaram-se no passado dia 5 de janeiro os trabalhos de beneficiação da Rede Viária Florestal (RVF) do concelho definida para as freguesias de Madeirã e Sobral, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Nesta primeira fase, os trabalhos compreendem a limpeza de caminhos florestais existentes naquelas duas freguesias, num total de cerca de 100 km, sendo posteriormente, alargados às restantes freguesias do concelho, cobrindo assim toda a RVF planeada. A execução desta operação será sempre efetuada por empresas florestais do concelho.
A RVF define-se por um conjunto de vias de comunicação (alcatroadas ou não) que atravessam ou dão acesso aos espaços florestais e que foram consideradas em virtude de cumprirem funções de acessibilidade, exploração e defesa dos mesmos, em especial no que respeita a atividades de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A malha da RVF foi delineada respeitando o facto de qualquer ponto do espaço florestal não poder distar mais de 500 m destas vias.

Recorde-se que esta operação tem como principal objetivo a melhoria da transitabilidade de diversos veículos de combate a incêndios florestais, assim como a criação de locais de cruzamento e de pontos de inversão de marcha, conseguidas através de operações de manutenção e limpeza. A criação destas boas condições de acessibilidade é fundamental para uma rápida intervenção nas ações de deteção e combate a incêndios florestais, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência de incêndios de maiores dimensões.

Sem comentários:

Enviar um comentário