agosto 27, 2014

Um mercado a prender a atenção em Vila Nova da Barquinha

Os Mercados Ribeirinhos chegam a Vila Nova da Barquinha nos próximos dias 12, 13 e 14 de Setembro. O evento, que congrega exposição e comercialização de produtos Locais, artesanato, hortofrutícolas e plantas, cinema, música, dança, gastronomia tradicional, actividades de desporto e aventura, promete trazer muita animação ao Barquinha Parque.
 Este festival, da estratégia de eficiência colectiva PROVERE - Mercados do Tejo - Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo, organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, pelas Associações de Desenvolvimento Local TAGUS – Ribatejo Interior e ADRIN – Ribatejo Norte, vai inaugurar no dia 12, às 18h, com a actuação da Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários deste Município.Nessa sexta-feira, abrem também o mercado de produtos locais e artesanato com mais de três dezenas de expositores, a tasquinha com gastronomia tradicional e a taberna de petiscos que irão decorrer durante os três dias de festa. Os visitantes do evento poderão, ainda, comprar hortofrutícolas frescos e plantas nas manhãs de sábado e domingo. Produtores regionais interessados em participar no mercado devem contactar a organização através do email tagus@tagus-ri.pt, ou pelo telefone 241 372 180. 


Na primeira noite do festival haverá, também, cinema ao ar livre, às 21h30, com curtas-metragens do projecto escolar Operação STOP, da Fundação Calouste Gulbenkian, que o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha integra e um filme da selecção da Associação Cultural Palha de Abrantes.

O dia 13 começa com um workshop de lomografia, ministrado pela Embaixada Lomográfica de Lisboa. Para esta oficina, com uma duração de quatro horas, não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre fotografia e as máquinas serão cedidas pela organização. As inscrições, limitadas a 12 participantes, devem ser feitas através do site da TAGUS (em www.tagus-ri.pt).

Este sábado terá bastantes actividades desportivas, iniciando com uma descida de canoa no rio Tejo, de Constância a Vila Nova da Barquinha, às 9h30, organizada pela ADIRN. Ensinar canoagem é a proposta do Clube Náutico Barquinhense para os mais pequenos às 16h, tanto no sábado (13) como no domingo (14), neste último dia haverá, também, insufláveis para as crianças.

Aulas livres de uma hora vão, ainda, dinamizar o Mercado Ribeirinho. A modalidade Crosstraining, que combina diferentes modos de exercício fitness, será às 11h, SpinningBike às 17h e Zumba às 18h. As três actividades vão ter lugar junto ao coreto, no Palco de Santo António, no dia 13.

Já a 14 de Setembro, a ADIRN dinamizará o trilho do Tejo com um passeio em bicicleta todo-o-terreno (BTT), às 9h30. Na mesma manhã o Body & Mind, que junta as vantagens do Yoga, Tai Chi e Pilates, é realizado às 11h, no Parque de Merendas.

No panorama musical, o festival barquinhense, além do músico da vila João Grilo na sexta-feira (dia 12), vai ser animado pelo grupo de música ligeira Arregaita, às 15h, e pelo quarteto Dixie Boys às 22h, de sábado (dia 13). No domingo (dia 14), Pedro Dionísio actua às 15h, o grupo de música popular portuguesa Barquinha Saudosa toca às 17h e 30 minutos depois o DJ Addline trará ao parque desde música electrónica, africana e latina até aos êxitos dos anos 60, 70 e 80. Para terminar em grande 12 pares do Clube União Recreio de Moita do Norte (CUR) irão fazer demonstrações de estilos de danças de salão às 21h.

O Mercado Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha é o último dos eventos deste ano, apoiados pelo Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pela Abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR).

Para mais informação e inscrição nas actividades do programa deste evento consulte os sítios na Internet www.tagus-ri.pt ou www.adirn.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário