agosto 15, 2014

Município dá ênfase à importância da Feira do Pinhal




A 14.ª edição da Feira do Pinhal, a qual teve lugar em Oleiros de 6 a 9 de agosto, ficou marcada pela viragem definitiva deste certame em torno do seu tema central: a floresta. Na inauguração do certame, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, referiu que “se quisermos ser competitivos no setor primário, o emparcelamento das terras é fundamental. Mas para podermos emparcelar, precisamos de ter o cadastro deste território. Beneficia as populações, ajuda o Estado, permitirá alargar horizontes e criar riqueza para o país”.
Em resposta, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, referiu que tem vindo a trabalhar no âmbito da simplificação do cadastro florestal. “Só conhecendo o território se pode agir, por isso, temos uma proposta de lei para simplificar os processos e dotar o país de um sistema ágil e de acesso ao cidadão. Assim que a lei seja aprovada, Oleiros pode vir a ser um caso piloto”, referiu ainda o governante.

Este ano a tónica dominante foi, sem dúvida, a floresta e o evento revelou-se uma oportunidade de excelência para afirmar toda a região do Pinhal como destino único e autêntico. A inovação e a diferenciação foram as marcas dominantes e os stands afetos ao município arrojaram pelo exemplo que pretenderam dar e que a todos deslumbrou. No stand do município, os visitantes para além de contactarem com várias soluções decorativas a partir de derivados da floresta, puderam degustar a “CaipiPinha” feita à base de vinho Callum.
 
O evento trouxe milhares de pessoas à vila de Oleiros e revelou-se um enorme sucesso, superando todas as expetativas. Verificaram-se algumas mudanças pontuais que em muito contribuíram para a funcionalidade do espaço e para o bem-estar, tanto de expositores como de visitantes.
A encerrar o certame com chave de ouro, no último dia da feira - 9 de agosto, da parte da manhã, o programa Verão Total realizou a sua emissão a partir do Jardim Municipal de Oleiros (recentemente requalificado e com uma moldura humana significativa), onde várias particularidades do concelho tiveram o seu destaque. Pelo plateau do programa passaram ainda de uma forma dinâmica algumas das muitas potencialidades Oleirenses, numa transmissão que esteve à altura das expetativas de quem assistiu ao programa. 
Teste: CMO
Fotos: "Olhar Oleiros"

Sem comentários:

Enviar um comentário