De acordo com a notícia dada através da LUSA e jornal OJE, "o investimento na rede viária a cargo da EP no distrito de Castelo
Branco foi adjudicado ao consórcio constituído pelas empresas Intevial,
Gestão Integral Rodoviária, SA, e a João de Sousa Baltazar, SA, uma
empresa sediada em Lousa (Castelo Branco).
O contrato, refere em
comunicado a EP, vigora durante o triénio 2014-2016, e as intervenções a
executar "consistem principalmente na regular requalificação e
manutenção da rede rodoviária do distrito ao nível dos pavimentos,
bermas e valetas, passeios, nós, intersecções, ilhéus e separadores".
Inclui,
ainda, a "reposição e adequação da sinalização e outros equipamentos de
proteção e segurança rodoviária, na estabilização e conservação de
taludes e da rede de vedação, na reparação e manutenção de obras de
arte, diversas atividades ambientais como poda de árvores e limpeza de
terrenos adjacentes à plataforma rodoviária".
De acordo com a EP, a
"regular realização" destas intervenções de conservação corrente, "de
caráter mais preventivo e imediato", revelam-se de "extrema importância e
permitem reduzir significativamente a necessidade de execução de
trabalhos mais dispendiosos, profundos e causadores de maior impacto na
circulação".
A empresa adianta que o valor obtido neste novo
contrato "é cerca de 27% mais baixo que o custo contratado no triénio
2010/2013, que tinha sido de aproximadamente 6,4 ME".
Este facto
"é ainda de maior relevância tendo em conta que a extensão da rede
rodoviária a cargo da EP no distrito de Castelo Branco cresceu 24%" e o
número de obras de arte "aumentou de 243 para 267", refere o comunicado.
A
EP explica que, apesar de uma "maior extensão de rede rodoviária a
cargo", o custo de conservação por quilómetro das estradas do distrito
de Castelo Branco "baixou dos anteriores 3.593 euros anuais entre 2010 e
2013 para 2.112 euros/ano" nos próximos três anos.
O concurso público para o contrato de conservação da rede EP em Castelo Branco foi lançado em julho de 2013.
Apresentaram propostas válidas cinco empresas em consórcio ou isoladas."
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