agosto 05, 2014

Bodas de ouro de Silvino e Etelvina - Açude do Pinto

Neste dia 4 de agosto realizou-se a cerimónia religiosa das bodas de ouro do casal Silvino Mateus e Etelvina Batista na igreja matriz durante a celebração da missa. Um casal que tem morada no Feijó mas que passa mais de metade do ano no Açude Pinto, Oleiros.
Um casal que chegou a esta altura da vida como sendo um bom exemplo de excelente entendimento e muito amor entre eles. Conheço-os profundamente pois trata-se de um dos meus irmãos e consequentemente cunhada, por isso, posso fazer estas afirmações sem qualquer hesitação. São pais de um único filho, Fernando, casado com a Carla que, por sua vez, têm dois filhos, André e Beatriz, que assim são netos queridos do casal que registou o meio século de vida em comum.

 Seguiu-se à cerimónia religiosa um excelente almoço no panorâmico restaurante "Maria Pinha" com um menu tradicional e extenso. Um almoço de família com muita alegria e a mostrar como três gerações podem conviver maravilhosamente: avós, filhos e netos e, como se pode verificar, não é por esta família que Oleiros tem diminuição de munícipes. Os jovens e as crianças eram quase tantos como os adultos. E, quem tem assim esta juventude a conviver e a interiorizar os valores da família, todos os mais velhos só podem dar graças a Deus.

Quanto à comida, tudo tinha sido devidamente combinado antecipadamente pelos noivos. Filho e nora deram a ajuda preciosa. Nada faltou e o serviço foi de requinte.
Claro que houve o partir do bolo com o saboroso champanhe completamente diferente de quando efetuaram o casamento há 50 anos. Nessa altura os casamentos eram feitos em casa e as condições não eram as melhores mas igualmente significativos e maravilhosos. Também houve um filme a mostrar com fotos e depoimentos um resumo da vidas dos noivos e o significado dos mesmos para a família. Foi bonito.
Depois da tarde bem passada no restaurante, a família tinha uma surpresa para os noivos e, enquanto o filho os passeou de carro por zonas de Oleiros, estava a ser preparado outro banquete cinco estrelas mas agora já nas piscinas fluviais do Açude Pinto. Depois de surpreendidos, com mais um "parabéns a você" à chegada, houve lugar a grande convívio desfrutando já de toda aquela zona envolvente onde a natureza nos dá saúde.
Houve jogo de bola na relva em que os mais novitos "malhavam" nos mais velhos (pais e tios), porque nisto do futebol não é muito para se respeitar. Algumas dores de pés e pernas devido aos embates dos pequenitos que mostraram como eram mais ágeis mas também mais ingénuos. 
A comida era variada e muita, as bebidas também. Sobrou muita e já era de noite quando todos colaboraram na retirada de todo o material. Não sem antes haver a entrega de prendas aos noivos e a Dona Ilda moradora em D. Vicente ter, ali mesmo, fazer deliciosas filhós como ela tão bem sabe fazer. Quentes, com ou sem mel, com ou sem açúcar, várias travessas cheias foram apreciadas por todos os presentes.
Mas sobrou tanto que as sobram tiveram que ser guardadas nos frigoríficos e arcas dos convidados. No entanto, já na quinta-feira, dia 5 e no mesmo lugar, vamos festejar o aniversário deste meu irmão Silvino. As duas famílias juntas, mais uma vez. Note-se que, a família da Etelvina tem presentes vários familiares vindos de Madrid, pois ali vivem duas irmãs, a Alice e Maria do Céu, ambas já avós.
Desta vez escrevi sobre os "de casa". Na maior parte das vezes falo de outros, de vocês. É assim este Blogue, sempre selecionando e elegendo vários assuntos de relevo mas também muito das nossas comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário