dezembro 07, 2013

Presidente da Câmara de Oleiros e a sua disponibilização a favor das pessoas



As urgências nocturnas, como já foi divulgado, vão deixar de existir em Oleiros e outro concelhos como Proença e Idanha-a-Nova (neste concelho tem havido muita contestação pública). Mas, no sentido de obter as melhores informações contactei o Presidente da Câmara de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, que amavelmente se disponibilizou a dar-me algumas informações que importa à população do concelho.


O Presidente afirmou sobre este assunto que “esta questão da existência de urgência nocturna, como até agora tem funcionado, é na realidade,  uma falsa urgência”.  Falsa urgência porque o SAP local não tem qualquer tipo de capacidade de resposta para tratar atempadamente AVC (Acidentes Vasculares Cerebral) nem no caso da cardiologia, quando se trata de doentes com a mais conhecida por trombose.  “A eficácia para acudir e tratar estes doentes é tanto maior quanto mais cedo o doente chegar ao hospitalar. Perder uma hora com deslocações a casa dos doentes, vir ao SAP que não consegue resolver nada e somente depois é que é levado para um dos hospitais, Castelo Branco ou Coimbra, é bem melhor ter uma capacidade de resposta para deslocar esses doentes logo diretamente”, avançou o Dr. Fernando Jorge (médico).   A estatística mostra que  de 3 em 3 horas ou mesmo de 4 em 4 somente 0,03 pessoas procuram este tipo de urgência nocturna e a situação é indefensável porque as despesas são enormes, dizem os superiores da ARS de Coimbra e ULS de Castelo Branco.


O Dr. Fernando Jorge tem-se desdobrado permanentemente em tentar obter as melhores condições para as pessoas de Oleiros. Uma das apostas será na medicina de proximidade, (uma carrinha devidamente equipada com médico ou enfermeiro que se desloquem às povoações para intervir junto dos doentes e fazer despistes de possíveis doenças. 


Com  protocolo vai permitir à Câmara/Santa Casa da Misericórdia, criar condições de se montar, a curto prazo, em parte do primeiro andar do edifício do SAP, uma unidade de dor para os nossos doentes oncológicos, especialmente. Uma aposta que só pode ter, da nossa parte, o aplauso. Outras novidades vão ser conhecidas a curto prazo mas que, responsavelmente não é pertinente abordá-las neste apontamento.


Da conversa proveitosa que tive, deu para entender que Oleiros vai contar com um Presidente que se vai manter os quatro anos de mandato em Oleiros, vai apostar em vários projetos que dinamizem o concelho sem que sejam megalómanos, mas em áreas que estão à mercê de pequenos e médios empresários. Deu exemplos o edil e que vai tentar empurrar com a criação de condições por parte da Câmara.


Todos hoje sabem já, no concelho, que o Dr. Fernando Jorge ao aceitar estar a tempo inteiro na Câmara (a Lei assim o exige), o mesmo perde bastante dinheiro relativamente o vencimento que recebia pelo hospital.  No entanto o Presidente volta a afirmar que ninguém tenha dúvidas porque, se aceitou ser candidato e vencendo as eleições, vai lutar pelo concelho nos próximos 4 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário