dezembro 30, 2013

Oleiros sem fogo de artifício na passagem




NÃO VAI  HAVER  FOGO DE ARTIFÍCIO
NA PASSAGEM DO ANO EM OLEIROS?


 FALTOU A INFORMAÇÃO MUNICIPAL
PERDEU-SE A TRADIÇÃO DAS ANTERIORES CÂMARAS?

A verdade é que esta pergunta é feita por muitas pessoas, já que se habituaram a assistir, há muito tempo, a este momento de passagem do ano e já considerado como mais um cartaz turístico quer chova ou não.

Enquanto alguns vão para a neve ou outros destinos “nós ficamos por cá, gostamos deste período em Oleiros”- afirmava uma pessoa que só não vai isso mesmo. Até agora, as pessoas já estabeleciam o seu programa aqui no concelho tendo em conta este acontecimento marcante (oleirenses, amigos e convidados). Depois, bem depois a festa continuava (continuará) em cada casa, em cada garagem, em cada baile que enche de alegria e satisfação os nossos jovens e menos jovens.


Mas este ano, a Câmara Municipal entendeu não oferecer este espetáculo. Devido à crise? Pelo menos assim deve ter decidido pois não houve qualquer divulgação nem mesmo qualquer comunicado esclarecedor. Mas sem a falta de comunicação/informação é a que mais se tem contestado em Oleiros. Quando se diz que o hotel tem casa cheia, quando se sabe que outras casas procuraram chamar a si a organização de jantares de fim de ano, é que o fogo faltou?


Bem, a não ser que exista alguma surpresa (pouco provável), que era o fogo ser adjudicado a outra firma que não a da nossa terra e que tem os maiores e melhores espetáculos em todo o país. Nesse caso têm razão aqueles que, há dias, dizem que isso “era mesmo chover no molhado e que só aconteceria porque o JP fez parte da lista de independentes”. 


Mas existem estas conversas entre muito mais gente do que se possa pensar porque ninguém assumiu o que realmente aconteceria. Ouvi afirmações de que esta questão teria sido abordada em reunião de Câmara mas já fora de tempo porque a Pirotecnia Oleirense já não dispunha de meios técnicos e humanos para responder, segundo me disse uma responsável da Pirotecnia.

No Facebook as pessoas têm feito sentir o desagrado pela supressão do fogo-de-artifício. Há mesmo quem vá mais longe e afirme que “há subsídios a mais para magustos por todos os lados e jantares de Natal demasiados, tudo suportado pela Câmara mesmo em tempos de crise”.
Aparece também quem escreva que a decisão foi atribuir essa verba a Instituições.


Repetem-se as polémicas e a verdade é que, Oleiros nunca mais vai ser o mesmo! Passou a haver oposição a sério e, como se sabe, gerir uma autarquia não é gerir empresas. E os munícipes exigem que se faça tudo por eles. Para isso votaram (ou não).


Nota: durante o dia de hoje tentei, por duas vezes, contatar um Vereador, a tempo inteiro, mas somente recebi uma mensagem que não era possível atender, naquele momento, mas mais tarde me ligaria. Esperei, mas não aconteceu, poderá ficar assim, esta notícia, com alguma imprecisão.

Estretanto veja uma excelente demonstração em  http://www.pirotecnia-oleirense.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário