dezembro 31, 2013

Os 500 anos do Foral Manuelino de Oleiros em revista


"

"Em 2013 o Município de Oleiros assinalou a passagem dos 500 anos sobre a outorga do Foral Manuelino a Oleiros. As comemorações tiveram início em 2011 com a realização da primeira edição da Feira Quinhentista, evento que se revelou um sucesso e que se repetiu em junho de 2013 envolvendo a comunidade local e atraindo visitantes a Oleiros.

Recorde-se que a atribuição do foral novo a Oleiros, por el-rei D. Manuel I, deu-se no dia 20 de outubro de 1513, pelo que no mesmo dia, este ano, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, houve ainda lugar para a realização da conferência “A presença do foral velho nas determinações do foral manuelino de Oleiros” pelo Doutor Leonel Azevedo.

Para além da colocação de uma placa evocativa da efeméride, ao longo dos últimos dois anos realizaram-se várias iniciativas e celebrações que procuraram sensibilizar e envolver toda a população. A publicação de um livro, a temática da última Feira do Pinhal, o destaque dado nas Agendas Culturais, a decoração do Centro Histórico da vila ou a realização de colóquios e palestras, foram só alguns exemplos.

A celebração que agora termina, para além de reconhecer a importância do documento histórico, pretendeu homenagear todos os Oleirenses que fizeram desta terra a sua pátria, por naturalidade ou escolha. A estratégia passou por sensibilizar a população e dar continuidade a uma política de valorização do património e de promoção do concelho, das suas dentes e vivências, numa aposta claramente conseguida com sucesso."
- CMO

Sem comentários:

Enviar um comentário