dezembro 17, 2013

Secretário de Estado veio a Oleiros disse, ouviu e deixou sugestões de projetos



 


Ainda no âmbito da visita a Oleiros do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, no passado dia 16, realizou-se no auditório da Casa da Cultura uma sessão de trabalho destinada aos jovens e às coletividades do concelho. Perante uma plateia repleta, o governante falou das suas preocupações no que se refere à empregabilidade dos jovens e abordou ainda algumas políticas de juventude, nomeadamente dos instrumentos que tem havido dirigidos aos jovens, através de programas de incentivo.



O Secretário de Estado falou assim do Livro Branco da Juventude e do programa “Impulso Jovem”, este último ao nível da formação profissional, estágios profissionais, empreendedorismo e criação do próprio emprego. Inspirado neste programa português, foi criado o programa comunitário “Garantia Jovem”, em vigor já a partir de janeiro de 2014 e que pretende que nenhum jovem esteja mais de 4 meses fora da escola, sem emprego e sem formação profissional. O programa compreende o estabelecimento de parcerias com as autarquias, associações juvenis e outros e terá uma linha muito forte no que se refere ao empreendedorismo e proatividade. Nesse sentido, o governante destacou ainda a iniciativa “Empreende já”.


Na segunda parte da sua intervenção, Emídio Guerreiro abordou ainda os programas dirigidos ao movimento associativo jovem, nomeadamente no que se refere à mobilidade e voluntariado e chegou mesmo a lançar um desafio aos jovens Oleirenses no sentido de constituírem uma associação juvenil (mais de 75% dos corpos diretivos têm de ter menos de 30 anos) inscrita na RNAJ, a qual poderia suportar e financiar as suas ideias. Como exemplos, o governante referiu como áreas de intervenção o envelhecimento ativo, a inclusão social e a dinamização cultural.



O governante referiu ainda outras iniciativas no âmbito da ocupação de tempos livres, do voluntariado e da mobilização de jovens, como o “Voluntariado Jovem para a Floresta”, as “Férias em Movimento”, a implementação de Campos de Férias (nacionais e internacionais) que podem ainda ter a mais-valia da intervenção social ao nível da limpeza da floresta e da recuperação do património, por exemplo e o “Programa Europeu para a Mobilidade”, o qual começa a verificar uma maior taxa de adesão no interior. Em relação a este último, a partir de janeiro de 2014 irão ser financiados 7 milhões de euros anualmente, pretendendo-se que 60% dos projetos correspondam a regiões do Interior.



No final da sessão, houve espaço para um participado debate de ideias, o qual entusiasmou todos os seus participantes. Os jovens de Oleiros puderam assim expor as suas questões e foram esclarecidos acerca dos demais assuntos. Face ao interesse dos jovens pelo aproveitamento dos recursos endógenos, o Secretário de Estado referiu que “é importante que os jovens percebam as mais-valias que a Floresta detém e as suas oportunidades para o futuro”. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, referiu que a autarquia estava já a trabalhar, juntamente com o Agrupamento de Escolas local, para trazer jovens para Oleiros, um novo curso socioprofissional e um novo curso superior, tirando partido da área florestal. O autarca referiu ainda que a Câmara Municipal está disponível para o estabelecimento de parcerias que potenciem o desenvolvimento local, a exemplo do protocolo que será assinado com a Secretaria de Estado do Emprego, trazendo novas perspetivas para Oleiros.



Em resposta, o Secretário de Estado referiu que “existem ferramentas, dinheiro, programas e vontade política para que um concelho do Interior como o de Oleiros possa aceder a estas oportunidades”. “Há-que apostar em jovens empreendedores e criativos”. O governante afirmou que está interessado em voltar a Oleiros e assinar um contrato-programa com uma associação juvenil”. Por último, o autarca Oleirense rematou, “vamos em frente, Oleiros tem futuro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário