agosto 24, 2011

Salvemos o pinhal - Proença-a-Nova dá exemplo

Armadilhas para prevenir doenças do pinheiro

Associação de Produtores está a colocar armadilhas que permitem capturar os insectos transmissores

Para minimizar o impacto de doenças como o nemátodo da madeira do pinheiro, estão a ser instaladas armadilhas para capturar os insectos responsáveis pela transmissão. A colocação das armadilhas, suspensas em pinheiros e distribuídas pelas várias freguesias, é da responsabilidade da Associação de Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional.

Para que os objectivos desta acção em defesa da floresta possam ser atingidos, a associação apela a todos os proprietários que não danifiquem nem retirem do local as armadilhas que vão sendo colocadas, nas quais é usado um atractivo dos insectos que tem uma persistência de cerca de seis semanas. Até ao momento, com excepção da prevenção por via do abate de todas as zonas envolventes às infectadas pela praga, a colocação de armadilhas tem sido o principal meio de luta para combater o nemátodo da madeira do pinheiro.
O nemátodo ataca o sistema de circulação da árvore, enfraquecendo-a e tornando-a mais vulnerável ao ataque de outras pragas. Com grande impacto económico, a doença já obrigou ao abate de grandes áreas de pinhal e à restrição de circulação em vários pontos do país. O contágio ocorre através de um insecto vector, que transporta o nemátodo na traqueia. A dispersão ocorre sobretudo no período de voo do insecto, entre Maio e Outubro.
in site do municipio



Sem comentários:

Enviar um comentário