agosto 07, 2011

Acções de sensibilização sobre efeitos do calor em Proença

Iniciativa da Unidade Móvel de Saúde irá abranger,
 nas próximas semanas, todos os lares
 e centros de dia do concelho
Alertar para os cuidados a ter na exposição solar e para os problemas que podem advir do calor excessivo. Este é o principal objectivo das acções de sensibilização que estão a decorrer nas IPSS e Santas Casas da Misericórdia do concelho, promovidas pela enfermeira da Unidade Móvel de Saúde do Município. A primeira realizou-se na Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa, seguindo-se na sexta-feira o Centro de Dia de Peral e na próxima semana a Fundação Joaquim Lourenço (Carregais) e o Centro de Dia de Montes da Senhora.
Na apresentação preparada para os seniores, são explicadas consequências da exposição solar excessiva, como as queimaduras solares, escamação da pele, insolação ou mesmo cancro de pele. Outra das consequências do calor frequente na terceira idade é a desidratação, já que com o envelhecimento tende a diminuir a sensação de sede, embora se mantenha a necessidade de ingestão diária de um litro e meio de líquidos.
Um dos cuidados preventivos passa pela alimentação, devendo ser privilegiado o consumo de fruta e vegetais e evitado o álcool e o açúcar. Sugestões que foram bem acolhidas pelos utentes da Santa Casa de Sobreira integrados na primeira acção de sensibilização, havendo até quem usasse bloco e caneta para registar a “lição”.
A Unidade Móvel de Saúde foi adquirida no âmbito do programa “Progride”, que permitiu a realização de rastreios e outras iniciativas junto da população. Com o fim do programa, a dinamização da unidade foi agora retomada directamente pelo Município.



Sem comentários:

Enviar um comentário